Botafogo perde e vê diferença na liderança ‘cair’
Glorioso foi derrotado por 1 a 0. Time carioca agora está a seis pontos de distância em relação ao atual campeão do torneio, Palmeiras
O Botafogo perdeu, neste domingo (29), por 1 a 0 para o Cuiabá, no estádio Nilton Santos (Engenhão), em jogo válido pela rodada 30 do Brasileirão Série A. O gol foi marcado por Isidro Pitta, aos seis minutos da etapa final.
Com o resultado, o Glorioso segue na liderança do Brasileirão Série A, mas estacionou nos 59 pontos e viu distância em relação ao atual vencedor, Palmeiras, cair para seis pontos. O Cuiabá, por sua vez, chegou aos 40 pontos e subiu para o 10° lugar.
Resumo do jogo
Os números evidenciam que os times executaram planos de jogo bem diferentes. Enquanto que o Botafogo buscou envolver a defesa adversária mediante posse de bola e troca de passes, o Cuiabá marcou forte para contra-atacar.
Segundo dados do site Globo Esporte, o Glorioso finalizou 29 vezes contra apenas quatro do Cuiabá. Além disso, terminou a partida com mais passes trocados (636 a 287) e 62% de posse de bola.
O principal lance do primeiro tempo ocorreu nos acréscimos. Cuesta balançou as redes. No entanto, o lance foi invalidado após longa revisão na arbitragem de vídeo, o VAR. Um toque de mão foi marcado.
A irregularidade foi do próprio Cuesta. O desvio facilitou para que o zagueiro botafoguense chutasse em gol logo na sequência.
“Sim, bateu na minha mão. A decisão foi correta. Acho que fizemos uma boa partida. Eles tiveram uma só chance. Acho que foi má sorte”, declarou Cuesta, em entrevista ao canal SporTV.
O segundo tempo teve emoções logo no começo. Aos seis minutos, Pitta fez o gol da vitória em lance de contra-ataque. O jogador foi lançado por Denílson e foi mais rápido que Di Plácido.
O goleiro Lucas Perri saiu para interceptar, mas o chute desviou em Pitta e a bola foi na direção da meta botafoguense.
Depois do gol, o Cuiabá se fechou ainda mais na defesa. O Botafogo lutou para encontrar espaços e ludibriar a marcação.
O goleiro Walter defendeu finalizações de Eduardo, Tiquinho e Cuesta. Os atacantes Júnior Santos e Segovinha também arriscaram, mas sem direção.
Ficha técnica – Botafogo x Cuiabá
Data: 29 de outubro de 2023
Motivo: Brasileirão Série A (rodada 30)
Horário: 16h (horário de Brasília)
Local: estádio Engenhão (Rio de Janeiro/RJ)
Botafogo: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Víctor Cuesta e Marçal (Hugo); Marlon Freitas, Tchê Tchê e Carlos Eduardo (Janderson); Júnior Santos, Luís Henrique (Matías Segovia) e Tiquinho Soares – treinador: Lúcio Flávio
Cuiabá: Walter; Matheus Alexandre, Alan Empereur, Marllon e Rikelme; Raniele, Lucas Mineiro (Filipe Augusto) e Denílson (Fernando Sobral); Clayson, Isidro Pitta (Wellington Silva) e Deyverson – treinador: Antônio Oliveira