Vivenciando o momento mais delicado na disputa do Brasileirão Série A 2023, o Botafogo não passou do 1 a 1 diante do Goiás e chegou ao quarto jogo sem vitórias no certame. O cenário de título, que já apareceu como alvo muito concreto, agora ganhou pontos de interrogação, apesar da “gordura” em relação ao segundo colocado, agora o Red Bull Bragantino.
Estacionado nos 52 pontos, o Glorioso ainda possui uma situação favorável na corrida pelo título do Brasileirão, mas as chances que já ultrapassaram a casa dos 90%, despencaram significativamente. De acordo com levantamento do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Botafogo chega ao término da 25ª rodada com 69,7% de probabilidade de ser campeão.
Antes, a equipe de General Severiano tinha o Palmeiras como único perseguidor. Agora, Red Bull Bragantino e Grêmio também figuram no páreo. Em ascensão avassaladora com Pedro Caixinha, o Massa Bruta detém 9,1% de chances, enquanto o Tricolor dos Pampas soma 8%, e os comandados de Abel Ferreira aparece com 6,1% de chances.
Restando 39 pontos para o término do Brasileirão, o Botafogo precisa urgentemente melhorar o seu desempenho no returno do certame. Dos 18 tentos colocados em jogo na segunda metade do Brasileirão, o time alvinegro só faturou cinco deles (uma vitória, dois empates e três derrotas).
Neste recorte, o Atlético-MG é o detentor do melhor aproveitamento, tendo computado 13 pontos. Fortaleza e Red Bull Bragantino possuem a mesma pontuação, mas levam desvantagem nos critérios de desempate.
O próximo compromisso do Botafogo na Série A ocorre neste domingo (08), diante do Fluminense, no Maracanã, pela 26ª rodada do Brasileirão. O Tricolor das Laranjeiras atua nesta quarta, pela Libertadores, enquanto o Glorioso terá a semana cheia para treinamentos.