A madrugada desta terça-feira, 24 de outubro, começou bem para o tênis brasileiro. Bia Haddad estreia com vitória, no Elite Trophy, sobre a norte-americana Madison Keys. O placar foi de duplo 6/4 em 1h39 de partida.
O torneio reúne as 12 melhores jogadoras, fora da linha de corte para o Finals. E além da brasileira e norte-americana, o grupo conta com a francesa Caroline Garcia. A disputa acontece nas quadras rápidas de Zhuhai na China.
“Trabalhei duro, durante esses dias, principalmente o saque que entrou.”, analisou Bia na entrevista pós-jogo em quadra.
A brasileira de 27 anos aproveitou, também, para agradecer o apoio dos torcedores.
“Venho do outro lado do mundo e é muito legal ter esse apoio. Espero que o torneio possa continuar por muito tempo”, completou.
Haddad Maia enfrenta Caroline Garcia em partida prevista para às 4h (de Brasília), na próxima quinta-feira, 26 de outubro.
Como foi o jogo
omo já era esperado, conhecendo o estilo de jogo da norte-americana, Bia estava ciente de que viriam bolas pesadas do outro lado, mas que eventualmente Keys poderia dar pontos de graça em erros não forçados. Depois de escapar de um 15-40 no game de abertura, a brasileira conseguiu uma quebra na sequência para abrir 3/0, chegando a liderar o primeiro set por 4/1.
Keys conseguiu buscar o empate no oitavo game, mas voltaria a ter o serviço quebrado no fim do set. No último game da parcial, foram dois erros não forçados da norte-americana com o forehand, mas Bia também fez dois pontos atacando o segundo saque da adversária, com direito até a um winner de devolução. Foram 11 winners para cada lado, 8 a 7 em erros para Keys.
A segunda parcial começou com Bia confirmando seus games de serviço de forma bastante tranquila, enquanto Keys teve que salvar dois break-points logo de cara. A brasileira só foi correr algum risco no sétimo game, mas a rival errou uma devolução e perdeu a chance de quebra. Pouco depois, Bia também escapou de um 15-30 com uma sequência ótimos saques. O roteiro do último game da partida foi parecido com o fim do primeiro set, com a brasileira atacando o segundo serviço da rival e fechando o jogo com winner de devolução.
Keys terminou o jogo com 20 winners contra 19 de Bia, mas também fez mais erros, 16 a 13. A brasileira disparou cinco aces na partida, contra três da norte-americana e foi melhor nos break-points. Ela aproveitou três de suas seis chances de quebra e só perdeu um game de saque, mesmo tendo sido ameaçada sete vezes.
Bia Haddad estreia e fica em boa posição no grupo
Com a vitória em sets diretos, a paulista fica com um saldo de set average de dois. Caso, Madison Keys vença Caroline Garcia, Haddad Maia pode até se classificar com uma derrota, diante de Garcia.