Ganhando cada vez mais confiança após um período de crise no Santos, Soteldo brilhou contra o Vasco. Porém, antes de anotar o último gol da vitória por 4 a 1, o camisa 10 foi advertido por Anderson Daronco e está fora do jogo contra o Palmeiras, fora de casa, pelo Brasileirão. Sendo assim, a atitude de apoiar os dois pés e subir na bola gerou um grande debate.
Mesmo que não tenha feito uma jogada ilegal, Soteldo, atingido por Sebastián Ferreira, virou alvo de críticas. Entrando na discussão, Arnaldo Cezar Coelho, ex-comentarista de arbitragem da Globo, questionou se a jogada seria feita caso o Santos estivesse em desvantagem no placar.
“Será que o Soteldo teria feito aquela ‘pisadinha’ se estivesse perdendo de 3×1?”, perguntou Arnaldo Cezar Coelho.
Será que o Soteldo teria feito aquela “pisadinha”se estivesse perdendo de 3×1?
— Arnaldo Cezar Coelho (@CoelhoArnaldoC) October 2, 2023
Como Daronco decidiu aplicar o cartão amarelo após o fim da confusão, uma possível recriminação ao comportamento passou a ser cogitada. No entanto, o árbitro explicou que a decisão foi pautada por uma discussão em campo, mas os detalhes não foram relatados na súmula.
“(Advertido) por discutir com seu adversário com a bola fora de jogo (atitude antidesportiva)“, relatou o documento.
Por decisão de Daronco, Lucas Lima, Medel e Rodrigo Fernández foram expulsos do confronto. Enquanto isso, Sebastián Ferreira, que acertou Soteldo fortemente, acabou escapando de uma punição mais severa, tendo em vista o cartão amarelo aplicado.