O Ajax foi derrotado neste domingo (29.10). A equipe levou um ‘chocolate’ do PSV: 5 a 2. Com o resultado, a equipe de Amsterdã desceu para a lanterna da Eredivisie, e agora está na décima-oitava posição, com apenas cinco pontos. Apesar de ter perdido as últimas cinco partidas, em Amsterdã, a realidade do rebaixamento não é totalmente aceita pela diretoria do clube.
Ex-jogadores e torcedores discordam profundamente dessa visão.
Mês passado, torcedores do Ajax invadiram a Johan Cruyff Arena, causando um rastro de destruição no estádio. Agora, parte da torcida segue incrédula com a possibilidade de melhoria da equipe.
Essa decadência começou com ao escândalo envolvendo o diretor de futebol Marc Overmars, em 2022, o qual acabou deixando o posto, após divulgação de que ele teria enviado uma série de mensagens inapropriadas para colegas de trabalho.
A saída de Overmars deixou um vazio na diretoria do Ajax. Logo em seguida, o clube perdeu Erik ten Hag, que foi para o Manchester United. Desde então, a equipe foi se enfraquecendo.
Ainda em 2022, o Ajax foi campeão holandês, mas os problemas que agora se intensificam já eram evidentes. A falta de estrutura do clube ganhava cada vez mais força.
Van der Vaart prevê uma temporada complicada
Rafael Van der Vaart, ex-jogador e também torcedor do Ajax, se mostrou muito preocupado com a situação. “Estou realmente temendo o rebaixamento”, afirmou o ídolo ao Studio Voetbal.
No jogo contra o PSV, o Ajax até que jogou bem o primeiro tempo, segundo Van der Vaart: “O primeiro tempo de hoje me surpreendeu, mas a situação não pode ser subestimada”.
“Só estou preocupado”, insistiu o ex-jogador. “O Ajax está em décimo-oitavo lugar. Se você está nessa situação, tem de levar as coisas a sério. Quem pode garantir que você vai vencer o Volendam facilmente? E quem pode assegurar que você não vai perder para o RKC?”