Velloso aponta “base” para o Flamengo começar reconstrução após “desastre” em 2023
Rubro-Negro vem de ano muito abaixo do esperado e deve ter mudanças no elenco para a próxima temporada
Seria difícil convencer um torcedor do Flamengo ao final de 2022 que 2023 seria como está sendo. Campeão de Copa do Brasil e Libertadores no ano passado, o time passou por momentos turbulentos e “empilhou” decepções nesta temporada.
A mais recente foi o vice-campeonato para o São Paulo no mata-mata nacional. Talvez nem tanto pelo resultado em si, mas pela forma que a derrota veio: atuações aquém do esperado, principalmente no 1×0 sofrido no jogo de ida, ingressos caríssimos no Maracanã e clima pesado escancarado. O técnico Jorge Sampaoli deixou o gramado no Rio de Janeiro antes mesmo do apito final, e adotou discurso de despedida neste fim de semana.
Este é facilmente o pior ano do Rubro-Negro na gestão do presidente Rodolfo Landim, que ocupa o cargo desde o início de 2019 e se encontra em seu segundo mandato. Resta saber o que o mandatário planeja para que a próxima temporada volte a ser marcada por títulos, o que não aconteceu nesta.
Na opinião do ex-jogador Velloso, o elenco do Flamengo precisa passar por uma reformulação. Durante o programa Baita Amigos, da BandSports, desta segunda-feira (25), o comentarista apontou a “base” que o clube deve manter do atual grupo.
“Começando lá de trás, (Agustín) Rossi acabou de chegar e deve permanecer. Arrascaeta é um meia que tem dificuldade de se encontrar no futebol brasileiro. Além deles, Pedro, Ayrton Lucas, Wesley, (Erick) Pulgar e Victor Hugo são os pilares para o Flamengo começar essa reconstrução”, opinou.
Veteranos como Filipe Luís e Everton Ribeiro têm contrato até o fim de 2023 e não devem renovar. Sampaoli e o zagueiro David Luiz, por sua vez, possuem vínculo por um ano a mais, mas o Rubro-Negro busca formas de antecipar o término do acordo para dezembro.
Antes de pensar na próxima temporada, o Flamengo foca na reta final do Brasileirão Série A. Na 7ª posição, com 40 pontos, 11 a menos que o líder, Botafogo, Gabigol e companhia precisam reencontrar o caminho das vitórias para garantir uma vaga à Libertadores. O adversário da 25ª rodada será o Bahia no domingo (30), às 16h, no Maracanã.