Apesar da ampla vantagem na liderança, o Botafogo ligou o sinal de alerta após a derrota contra o Flamengo. Dessa forma, na visão de Vampeta, a equipe alvinegra não vai comemorar o título nacional, tendo em vista a presença de Bruno Lage. Isso porque o substituto de Luis Castro foi apontado como o possível responsável pelo eventual fracasso histórico no Brasileirão.
Além disso, Vampeta projetou que o Botafogo não sairá vencedor nos duelos com Atlético-MG e Corinthians. Sendo assim, Flamengo, Palmeiras e Grêmio podem se aproximar ainda mais da liderança e aquecer a briga pelo troféu do Brasileirão.
“Esse treinador do Botafogo vai entregar a paçoca. Olha o que eu tô falando (…) Só falta o cara entregar, e ele vai entregar! O Botafogo começou a fraquejar. Se fizer muito é dois pontos (nos próximos dois jogos). O Botafogo não vai ganhar do Corinthians.”, disse no programa Canelada, da Jovem Pan.
“Quando ele assume tem oito pontos de diferença. Ele tá com mais pontos agora.”, completou.
A braba e nada mais.
— Brasileirão Assaí (@Brasileirao) September 3, 2023
Comente com sabedoria. pic.twitter.com/UqMS1opLNU
Adotando um discurso menos pessimista, Flavio Prado mencionou que o Botafogo precisa de tranquilidade no segundo turno do Brasileirão. Porém, caso o Glorioso entre em desespero, o jornalista acredita que o título tem grandes chances de ficar ameaçado.
“Tem que ter inteligência para administrar e que não precisa de 10 pontos para ser campeão, só precisa de um. Tem que ter frieza! É o único jeito do Botafogo perder, se ele desesperar. É muito ponto (de diferença). Ele é capaz de estragar o que está arrumado. Se ele não atrapalhar, dá pra ganhar.”, afirmou.
Apesar da derrota no clássico, o Botafogo segue bastante cotado para vencer o Brasileirão. De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, a equipe alvinegra possui 86.3% de chances de terminar o campeonato na primeira posição.