Eleição dos 100 maiores futebolistas de todos os tempos vem causando polêmica
Volta e meia, diversas relações dos maiores jogadores da história do futebol aparecem. Sempre algumas escolhas, sem exceção, vão causar controvérsias e questionamentos pelos torcedores. Na lista do site Gol del Corazón, não foi diferente.
A página, organizada pelo boliviano Diego del Barrio, elegeu os 100 maiores jogadores de todos os tempos. Na publicação que divulgou a lista, os seguintes parâmetros que justificaram as opções foram disponibilizados.
1. Eficácia e qualidade em sua posição e em suas funções.
2. Significado na história do futebol e na sua posição (inclui feitos históricos ou quase impossíveis).
3. Conquistas do grupo obtidas (na escala de prioridade do título).
4. Conquistas individuais obtidas.
5. Eficácia e fator determinante em momentos necessários (principalmente: finais, playoffs, jogos decisivos e clássicos).
6. Fatores ou qualificações de outras plataformas (EASports, Transfermarkt, KONAMI, IFFHS, entre outras).
No ranking em que Pelé é terceiro, Garrincha aparece atrás de Di María
Assim, o site Gol del Corazón definiu Lionel Messi como o maior da história, seguido por Cristiano Ronaldo na segunda colocação. Pelé fecha o pódio em terceiro. Maradona na quarta posição e Di Stéfano em quinto encerram o top-5.
Chamou atenção dos internautas a presença do espanhol Xavi Hernández em sexto lugar, na frente de Johan Cruyff, classificado em sétimo. Completam o top-10, pela ordem, Ronaldo, Paolo Maldini e Beckenbauer.
Entre outras polêmicas da relação, está a 17ª colocação do argentino Ángel Di María, uma na frente de Mané Garrincha (18º). Outros brasileiros que despontam no ranking: Ronaldinho Gaúcho (21º), Jairzinho (24º), Rivaldo (26º), Zico (30º), Kaká (38º), Cafu (39º), Roberto Carlos (41º), Neymar (44º), Romário (50º), Daniel Alves (61º), Rivellino (72º), Marcelo (96º) e Didi (97º).