Home Futebol São Paulo planeja ampliar capacidade de torcedores no Morumbi e tornar o “maior” estádio do Brasil; entenda

São Paulo planeja ampliar capacidade de torcedores no Morumbi e tornar o “maior” estádio do Brasil; entenda

As reformas no estádio começariam já em 2024

Guilherme Lopes
Jornalismo, apaixonado pelas estatísticas do bom jogo. Vivo e penso sobre futebol o dia todo.

O São Paulo planeja uma grande obra para tornar o estádio do Morumbi o maior do Brasil em termos de capacidade. De acordo com PVC, Julio Casares, trata como prioridade a reforma da casa são paulina para a próxima temporada.

PUBLICIDADE

Atualmente com capacidade para 66.975 pessoas, sendo o terceiro maior do futebol brasileiro, a ideia do projeto Más Morumbi, Morumbi Monumental ou apenas Morumbi, seria elevar a lotação máxima para 80 mil pessoas. Dessa forma, o estádio Cicero de Pompeu Toledo seria o segundo maior da América do Sul, atrás apenas do Monumental de Nuñez, casa do River Plate, que atualmente comporta 83.214 lugares.

“A obra prevê fazer algo semelhante ao que o River Plate fez no Monumental de Nuñez, com o rebaixamento do gramado e a descida do anel inferior para mais perto do campo”, escreveu PVC em sua coluna no UOL Esportes.

PUBLICIDADE

Ainda de acordo com o jornalista, o São Paulo trata com cautela a possibilidade da obra. Para viabilizar o projeto, os são paulinos costurariam uma parceira com um fundo de investimentos. Além disso, a prefeitura da capital paulista também seria fundamental na execução, já que deve iniciar a construção de dois piscinões e da mudança do córrego Antonico, que atualmente ocorre abaixo do estádio.

Ao mesmo tempo, com a obra no Morumbi que teria previsão de oito meses, a ideia da diretoria do Tricolor Paulista seria mandar seus jogos no Pacaembu. Os dirigentes já assinaram uma carta de intenção para disputar as partidas no estádio, que deve ser reinaugurado em 25 de janeiro de 2024.

Dessa forma, o palco são paulino também seria um atrativo ainda maior para a realização de novos shows no estado. Neste ano, o estádio são paulino recebeu seis atrações. Com o “novo” Morumbi, os eventos teriam capacidade para 25 mil pessoas, ou até mesmo 80 mil em casos de bandas como Coldplay e Red Hot Chili Peppers.

Eleições e planejamento

Ainda não há previsão ´para o inicio das obras, e conforme informações do jornalista PVC, também dependerá das eleições do clube paulista. O atual mandatário do São Paulo, Julio Casares, deve disputar a reeleição em 2024.

PUBLICIDADE

O presidente são paulino também deixou claro a importância do público de todas as classes no Morumbi e deve manter na reforma. Os tricolores ficaram atrás apenas do Flamengo na média de público do Brasileirão no primeiro turno, com mais de 48 mil pagantes.

“O São Paulo ele tem que ter classe A, B, C, D e E. As classes que podem pagar mais subsidiam o preço daqueles que podem pagar só aquele valor. Portanto, você inclui, o estádio é muito grande e com isso fazemos esse mix interessante. As vezes o financeiro diz que podemos ganhar mais, mas eu prefiro as vezes perder 2, 3 milhões, e ter o público geral presente”, afirmou Julio Casares em entrevista para a ESPN.

Better Collective