Home Futebol Paulo Nobre relembra data histórica do Palmeiras e critica SPFC e Leila Pereira; saiba mais

Paulo Nobre relembra data histórica do Palmeiras e critica SPFC e Leila Pereira; saiba mais

Ex-presidente do Verdão comemora a ‘Arrancada Heroica’

Márcio Padula
Márcio Padula é um jornalista que atua há dois anos na cobertura da Sociedade Esportiva Palmeiras e em seu início de carreira escreveu para o jornal Diário de São Paulo sobre os quatro grandes clubes do Estado. Graduado pela FIAM – Faculdades Integradas Alcântara Machado em 1997, já passou por assessorias de comunicação, revistas e jornais. Atualmente no Torcedores.com.

O ex-presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, usou uma rede social para comemorar o aniversário de 81 anos da ‘Arrancada Heroica’, partida disputada em 20 de setembro de 1942 contra o São Paulo, que marcou a troca de nome do Verdão, que antes era Palestra Itália e passou a se chamar Palmeiras.

PUBLICIDADE

Na rede social, Paulo Nobre escreve sobre detalhes do fato histórico, e ainda mandou um recado para a atual presidente Leila Pereira: “Quem virou palmeirense ontem, mesmo tendo idade para quase ter vivido tudo isso, desconhece!”

Vale citar, que em 20 de setembro de 1942, obrigaram o Palestra Itália a mudar de nome, pelo fato de o Brasil ter entrado na Segunda Guerra Mundial e o hoje Palmeiras ter origem italiana.

PUBLICIDADE

Veja o texto de Paulo Nobre na íntegra

“O Palestra foi amplamente perseguido pelo governo da época, incitado pela incompetente e suja diretoria de um time rival da época, que, sem capacidade para ter um estádio próprio, tentou tomar até o nosso! Graças a Deus, nós tínhamos um torcedor de verdade, militar, o grande Cap. Adalberto Mendes, que não só defendeu nosso patrimônio, como entrou em campo fardado no primeiro jogo em que fomos proibidos de ser Palestra Itália, nos tornando Palmeiras.

E, por coincidência do destino, esse jogo era a decisão do Campeonato Paulista de 1942, e o “adversário” era o time de diretoria asquerosa, que queria tomar nosso patrimônio!

Esse jogo foi conhecido como a ARRANCADA HEROICA. O nosso Palestra Itália morria líder do campeonato, e surgia o Alviverde imponente campeão! Os covardes adversários fugiram de campo humilhados antes do final desse jogo histórico!

Isso é história senhores, e quem virou palmeirense ontem, mesmo tendo idade para quase ter vivido tudo isso, desconhece! Desde 20/9/1942, esse time deixou de ser nosso adversário para se tornar nosso inimigo! É defecar na nossa história andar de mãos dadas com a diretoria desses prepotentes asquerosos! Hoje temos que saber conviver e respeitar, afinal fazemos parte do mesmo meio, da mesma federação de futebol, porém, mais do que isso, é uma agressão a nossa história e a tudo que aqueles bravos palestrinos defenderam para hoje existirmos!

PUBLICIDADE

Em 2014, a cidade de São Paulo fez uma homenagem ao Palmeiras no ano de seu centenário, trocando o nome do trecho da antiga rua Turiassu, que passa pelo nosso clube, para Rua PALESTRA ITÁLIA! Eu agradeço muito a todos os vereadores que atuaram em 2014 para essa correção histórica”.

Better Collective