No “primeiro tempo” da semifinal, Boca Juniors e Palmeiras ficaram no empate sem gols nesta quinta-feira (28), na Bombonera, em Buenos Aires. O embate tradicionalíssimo teve lances pontuais de perigo, com Weverton e Romero não sendo muito exigidos, o arqueiro palestrino ainda trabalhou um pouco mais do que o oponente.
Com o resultado de igualdade, a decisão por uma vaga na final do Maracanã segue em aberto. Caso haja um novo empate no Allianz Parque, a disputa vai para as penalidades. O Boca só venceu um compromisso nos oito últimos realizados.
O JOGO
O primeiro tempo foi marcado por muita marcação das duas equipes, com uma ligeira vantagem para o Boca Juniors, que assustou em duas oportunidades mais claras. Montado com três zagueiros, o Palmeiras buscou jogadas mais diretas, e depois da chance desperdiçada por Artur no início da partida na Bombonera.
Ex-Palmeiras, o meia-atacante Merentiel teve os dois lances que mais assustaram nos 45 minutos iniciais, desviando um chute que passou perto da trave e depois parou em Weverton. Cavani, em duas chances de cabeça também assustou, mas o placar seguiu zerado.
A etapa complementar contemplou estudo das duas equipes, sem grandes sustos iniciais. O Palmeiras chegou com Mayke, em chute travado, e finalizou para fora com Zé Rafael. A chegada mais incisiva da equipe visitante se deu aos 10 minutos, quando em uma transição rápida de contragolpe, Veiga apareceu infiltrando e batendo com perigo na meta defendida por Romero.
Aos 13 minutos, a resposta dos donos da casa. Weverton fez boa defesa, em cabeçada de Fabra, o jogador xeneize cometeu falta de ataque, Merentiel chegou a completar para as redes, mas o tento foi invalidado pela arbitragem. Dez minutos mais tarde, Barco bateu cruzado, Weverton defendeu e a bola ia sobrando para Cavani, que foi travado na “hora H”.
Nos minutos finais, o Boca foi para o tudo ou nada, com Almirón acionando um quarteto de atacantes, mas.o Palmeiras soube suportar a pressão, e levou o empate na bagagem.
AGENDA DAS EQUIPES
Antes de medir forças contra o Boca Juniors no jogo de volta, na próxima quinta-feira (05), às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, o Palmeiras encara o Red Bull Bragantino, no Nabi Abi Chedid, às 18h30 (de Brasília), do domingo (01), pela 25ª rodada do Brasileirão.
O Boca, por sua vez, tem um desafio ainda mais árduo. Nono colocado do Grupo B do Argentino, o time xeneize enfrenta o clássico contra o River Plate, na Bombonera, pela 7ª rodada, do certame nacional.
FICHA DE JOGO: BOCA JUNIORS X PALMEIRAS
Local: Bombonera, em Buenos Aires (ARG)
Data e horário: 28 de setembro – às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Assistentes: Alexander Guzman (COL) e Sebastián Vela (COL)
VAR: Juan Lara (CHI)
Transmissão: ESPN e Star+
Boca Juniors: Romero; Advíncula, Figal, Rojo e Fabra; G. Fernández, Medina, Equi Fernández e Barco; Merentiel e Cavani. Técnico: Jorge Almirón.
Desfalques: Pol Fernández
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino, Zé Rafael e Raphael Veiga; Mayke, Artur e Rony. Técnico: Abel Ferreira.
Desfalques: Atuesta (transição) e Dudu (lesão no joelho)