Na manhã desta terça-feira (19), Shohei Ohtani fez uma cirurgia para reparar danos no seu cotovelo direito. A expectativa, de acordo com os médicos, é que o astro do Los Angeles Angels volte a rebater já no início da temporada que vem, mas que arremesse apenas em 2025.
O procedimento foi feito pelo médico-chefe do Los Angeles Dodgers, o Dr. Neal ElAttrache, que já havia realizado a cirurgia Tommy John em Ohtani em 2018.
Em um comunicado divulgado pelos Angels, o médico deu alguns detalhes sobre o processo. “O plano final, após deliberação com Shohei, era reparar o problema em questão e reforçar o ligamento saudável, enquanto também adicionamos tecido viável para a longevidade do cotovelo. Espero uma recuperação total, e ele estará pronto para rebater sem quaisquer restrições no dia de estreia de 2024 e fazer as duas coisas [rebater e arremessar] em 2025”.
O japonês rompeu o ligamento colateral ulnar do cotovelo direito em 23 de agosto, encerrando sua temporada como arremessador. Ele continuou como rebatedor até 3 de setembro, quando teve uma distensão oblíqua, o que acabou de fato com seu ano nos Angels.
Em sua conta no Instagram, o jogador assegurou os fãs de que está tudo bem e agradeceu o apoio. “Fiz um procedimento no cotovelo esta manhã e tudo correu muito bem. Muito obrigado pelas orações e palavras gentis de todos. Foi uma pena não ter conseguido terminar o ano em campo, mas estarei torcendo pelos meninos até o fim. Vou fazer o meu melhor para voltar ao campo mais forte do que nunca”.
Mesmo encerrando prematuramente a temporada, Shohei Ohtani ainda é o favorito a vencer o prêmio de MVP da Liga Americana (o mesmo o jogador consquistou há dois anos). Ele terminou 2023 com 44 home runs, 96 corridas impulsionadas, 20 bases roubadas e como líder da liga em on base percentage, slugging e OPS. Já arremessando, ele tinha 10 vitórias e cinco derrotas, ERA de 3.14 em 23 partidas como titular e 167 strikeouts.
Antes de se machucar, era esperado que Ohtani, estrela no bastão e no montinho que vai ser agente livre nesta offseason, assinasse o maior contrato da história da MLB – algo perto ou até acima dos 500 milhões de dólares. Resta ver se a cirurgia vai mudar esta quantia especulada.