Vítor Pereira teve passagem pelos dois clubes de maior torcida do Brasil e não teve um final feliz em Corinthians e Flamengo. No último sábado (9), o treinador português concedeu uma polêmica entrevista e falou sobre uma suposta “falta de educação” dos brasileiros. Mauro Cezar se pronunciou sobre a declaração do técnico e o ironizou:
“Vitor Pereira é um bom treinador que não se destacou no Brasil. Fez trabalho de razoável para bom no Corinthians (claramente melhor do que o atual) e fracassou no Flamengo por culpa não apenas dele, mas também pelas mazelas do futebol rubro-negro e seu elenco, um ambiente triturador de técnicos”, iniciou dizendo Mauro Cezar, que disparou logo em seguida:
“Sobre a falta de educação por aqui, ele tem boa dose de razão e temos que admitir isso, sim. Mas os fatos mostram que não se trata de uma exclusividade dos brasileiros”, ironizou o jornalista.
O treinador falou sobre sua passagem no futebol brasileiro e declarou: “O que gostei menos foi da falta de educação. Muita falta de educação. Não estou apontando especificamente A, B ou C, mas é uma falta de educação geral. É preciso ter estômago”, reclamou VP, em entrevista no programa “Thinking Football Summit”.
“Não é da imprensa, é do futebol em si e tudo que envolve. Às vezes, passa do limite da emoção. Extravasa e dizem coisas que nós aqui (em Portugal) ainda não estamos preparados. Lá pode ser normal, percebi que é cultural, mas para nós é difícil”, disse ele.
Como argumento, Mauro Cezar citou algumas declarações e atitudes de Vítor Pereira enquanto esteve no Brasil.
“Em 13 de agosto de 2022 o técnico foi perguntado se temia perder o emprego. E retrucou. ‘Você deve estar brincando comigo com esta pergunta. Eu, nesta fase da minha vida, da minha carreira, ter medo de perder o emprego? Você sabe quanto dinheiro tenho no banco, meu amigo? Tenho uma vida estabilizada, não preciso… Isso para mim passa ao lado'”, mencionou Mauro Cezar em seu blog.
O português tem como um dos pontos negativos também o episódio envolvendo sua sogra. Ele deixou o Corinthians dizendo que iria focar nos cuidados de saúde da mãe de sua esposa, mas semanas depois resolveu assinar com o Flamengo.