Na última sexta (8), a seleção brasileira goleou a Bolívia por 5 a 1, contando com gol de Neymar. O tento notado pelo atual dono da camisa 10 fez com que o atacante superasse a marca de gols de Pelé apontada pela Fifa, que reconhece apenas duelos de seleções nacionais.
Durante o programa ‘Posse de Bola’, do UOL Esporte, nesta segunda (11), o jornalista Mauro Cezar apontou desrespeito com o Rei de Futebol ao não detalhar a marca de gols pela Amarelinha e indicou quando Neymar deve receber tal exaltação. Mauro cobrou o tratamento midiático do feito do atacante, indicando que é preciso respeitar a história e o próprio Pelé.
“‘Não, o Neymar é o novo artilheiro’, mas peraí, vamos explicar esse negócio. Tem um contexto histórico. Aí falam de respeitar o Pelé, aos 10 minutos, ‘Brasileirão do Rei’, não sei o quê… E desrespeitam o Pelé quando ignoram a marca do cara”, criticou o jornalista. Segundo Mauro Cezar, a mídia passou do ponto na exaltação da marca atingida por Neymar, sem detalhar a importância dos confrontos disputados pelo Rei do Futebol que são ‘ignorados’ em contagem da Fifa.
“Ignoram a marca do Rei do Futebol para exaltar o Neymar, que tem um número muito bonito, que vai bater o recorde de números absolutos. É uma questão de tempo, me parece. Tem uma trajetória de gols na seleção muito marcante. De gols, né? De títulos nem tanto”, disse Mauro Cezar, ‘cutucando’ a exaltação ao atual camisa 10.
Mauro Cezar ‘esnoba’ Fifa sobre reconhecimento de gols de Pelé em marca superada por Neymar
O comentarista manifestou pouca importância à contagem realizada pela organização responsável pelo futebol mundial. Mauro Cezar questionou a credibilidade da decisão não considerar gols do Rei do Futebol, gerando a marca que foi superada pelo atacante do Al-Hilal.
“Pô, mas vamos respeitar então a história. E na história, ele (Pelé) tem mais gol sim do que o Neymar, qe em breve terá mais gols do que o Pelé. Aí será o momento de exaltar o Neymar, mas se fizer a conta pela média, vamos ver a marca do Pelé jamais será batida. A marca do Luís Fabiano aliás bem parecida com a do Neymar. Bem próxima”, disparou o jornalista. Confira abaixo: