Jogadores de Kosovo abandonam partida contra Romênia nas Eliminatórias para a Eurocopa após cantos ofensivos dos torcedores
Torcedores "ultras" romenos proferiram cânticos ofensivos para o povo de Kosovo, o que resultou na interrupção no jogo
Há poucos minutos, um evento gravíssimo se deu na Romênia, na cidade de Bucareste, durante a partida contra o Kosovo pelas Eliminatórias para a Eurocopa. Segundo informações do jornalista local Emanuel Roşu, torcedores organizados romenos, chamados de “ultras”, começaram a cantar nas arquibancadas frases ofensivas para os adversários.
Segundo os relatos, eles entoaram frases fazendo referência à Guerra do Kosovo, principalmente “Kosovo é Sérvia”. Isso começou antes mesmo da bola começar mas continuou, resultando nos jogadores adversários saindo de campo e se dirigindo para os vestiários, enquanto aplaudiam ironicamente os ultras.
O sistema de áudio do estádio pediu incessantemente para que os ultras parassem com os cânticos ofensivos e a polícia entrou em ação para interromper a manifestação agressiva, como mostra o vídeo acima.
Até o momento da publicação desse texto, a partida não havia recomeçado, com mais de 25 minutos tendo passado desde a interrupção. Sendo informações do jornalista presente no local, uma reunião aconteceu entre as partes e a partida seria reiniciada em seguida.
Entenda a situação da tensão envolvendo Kosovo e Sérvia que resultou nos cânticos na Romênia
Os cânticos fazem referência à Guerra do Kosovo, ocorrida entre 1998 e 1999, quando forças da Sérvia entraram em confronto com o Exército de Liberação do Kosovo, um tipo de continuação da Guerra Civil Iugoslava, um confronto sangrento ocorrido na região durante os anos 90 e que resultou em um massacre de parte da população.
Em 2008, Kosovo declarou sua independência da Sérvia, obtendo em seguida seu reconhecimento por parte de vários países (o Brasil não é um deles).