Em choque direto pelo topo da tabela, o Grêmio venceu o Palmeiras pelo placar de 1 a 0, na noite desta quinta-feira (21), na Arena. O tento da partida foi anotado ainda no início da primeira etapa por João Pedro, atleta revelado pelas categorias de base do time palestrino. Depois de sete jogos sem vitórias contra os paulistas (cinco derrotas e dois empates), o Imortal findou a “seca” e colocou um combustível a mais no Brasileirão.
COMO FICA?
Com o resultado positivo, o Grêmio chega aos 43 pontos e retoma a terceira posição, ficando a um tento do Palmeiras, segundo colocado. O líder Botafogo aparece com 51 tentos, e joga nesta sexta-feira (21), diante do Corinthians, na Neo Química Arena.
AGENDA
O próximo desafio do Grêmio está agendado para o dia 30 de setembro, diante do Fortaleza, no Castelão, pela 25ª rodada do Brasileirão. O duelo antecede o clássico do Imortal contra o Inter.
O Palmeiras, por sua vez, foca as atenções para o jogo de ida das semis na Copa Libertadores, contra o Boca Juniors, agendado para a próxima quinta-feira (28), na Bombonera. Pelo certame nacional, o desafio seguinte é contra o Red Bull Bragantino, no dia 01 de outubro, também fora de casa.
O JOGO
A partida na Arena iniciou bastante movimentada, com os donos da casa ditando as ações nos primeiros minutos, e o gol logo cedo mudou o panorama do embate. Ex-Palmeiras, João Pedro trocou recebeu excelente passe de Suárez e bateu cruzado para inaugurar o marcador com apenas 10 minutos de jogo.
Após os donos da casa abrirem contagem, o Palmeiras passou a controlar o jogo, criando ótimas chances para igualar, principalmente sob a batuta de Raphael Veiga e Endrick, novidade no comando ofensivo. O camisa 9 apareceu bem em um cabeceio, enquanto o meio-campista finalizou uma falta com muito perigo, e parou em uma excelente defesa de Gabriel Grando, garantindo a vantagem parcial na primeira etapa.
Tendo perdido Rodrigo Ely por lesão na primeira etapa, o Tricolor dos Pampas voltou com outras duas alterações, mas por opções de Renato. Entraram Ferreira e Galdino para as saídas de Nathan e Cristaldo.
A tônica da segunda etapa seguiu a mesma, o Palmeiras controlando a posse de bola, mas sem agressividade mais aguda. A primeira chance mais clara se deu com Everton Galdino em arremate perigoso. Tentando dar mais volume ao time, Abel Ferreira acionou Rony, Luis Guilherme e Kelvin.
O ritmo de jogo, no entanto, deu uma caída, ficando muito travado, com diversas faltas e paralisações, o volume de boas jogadas desacentuou. Aos 28 minutos, o Grêmio desperdiçou uma chance de ouro de liquidar o marcador, em um contragolpe de três contra um, mas André acabou arrematando de forma equivocada.
Aos 40 minutos da segunda etapa, Villasanti levou o segundo amarelo, após cometer falta contra Kevin, e deixou o Imortal com um homem a menos. Já nos acréscimos, o Palmeiras carimbou o travessão em cobrança de escanteio.
FICHA DE JOGO: GRÊMIO X PALMEIRAS
Data e hora: 21 de setembro – às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa-RJ)
Assistentes: Eduardo Gonçalves Cruz (MS) e Thiago Henrique Farinha (RJ)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (Fifa-MG)
Transmissão: SporTV e Premiere
Motivo: Brasileirão Série A – 24ª rodada
Provável escalação Grêmio: Gabriel Grando; João Pedro, Geromel (Bruno Alves), Rodrigo Ely e Reinaldo; Villasanti, Pepê, Nathan (Galdino), Cristaldo e João Pedro Galvão; Suárez. Técnico: Renato Gaúcho
Provável escalação Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino, Zé Rafael e Raphael Veiga; Mayke, Artur e Rony. Técnico: Abel Ferreira