Com direito a recorde de renda, o Flamengo perdeu o primeiro jogo da final da Copa do Brasil para o São Paulo, no Maracanã. E com o revés, além do momento conturbado pela falta de resultados, o Rubro-Negro busca ter Arrascaeta na partida da volta, para melhorar seu desempenho e buscar a virada. O último duelo da decisão ocorre no próximo domingo (24), no Morumbi.
Com o meia uruguaio em campo, segundo dados do ‘Sofascore‘, o aproveitamento do Flamengo é de 68% em 2023. Já com a ausência do jogador no time titular, o rendimento do Rubro-Negro cai para 53% na temporada.
No ano, com Arrascaeta entre os onze titulares, o Mengão disputou 34 partidas, com 21 vitórias e 61 gols marcados. Enquanto sem o seu camisa 14, o clube da Gávea teve apenas 12 vitórias, 43 anotados em 26 jogos disputados.
Mediante esse cenário, o Rubro-Negro corre contra o tempo para ter o jogador à disposição na partida que decide o título na Copa do Brasil, no Morumbi. Na derrota para o São Paulo, em casa, no primeiro jogo da série, o jogador desfalcou a equipe carioca. Isso porque o meia está se recuperando de uma lesão no bíceps femoral da coxa esquerda.
Vale lembrar que o atleta se lesionou no último dia 26 de agosto, no empate do Mengão em 0 a 0 com o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro.
Arrascaeta é o principal criador de jogadas na atual equipe do Flamengo
Com a ausência de seu meia de criação no último domingo (17), o Mengão apresentou dificuldades para construir jogadas ofensivas e provocar perigo à defesa do São Paulo, e assim não teve nenhum chute a gol na primeira etapa. Portanto, com Gerson e Victor Hugo como responsáveis pela criatividade da equipe, o Rubro-Negro, muitas vezes, apostou em ligações diretas na tentativa de chegar ao gol adversário.
Os números do uruguaio demonstram o quanto ele é fundamental para a equipe. Em competições nacionais, na atual temporada, o meia tem 13 participações diretas em tentos em 21 jogos. Dessa forma, o Fla acredita que o jogador é a peça que falta para a equipe ter mais criatividade no setor de ataque na partida da volta.
Vale destacar que, após alcançar nove finais da Copa do Brasil, essa foi a primeira vez que o Rubro-Negro foi derrotado no jogo da ida de uma decisão do torneio. Além disso, o clube precisa quebrar uma escrita de que nunca um mandante que perdeu em seus domínios conseguiu ser vencedor da competição como visitante.
Após perder por 1 a 0, no Maracanã, o Flamengo precisa vencer por dois gols de diferença para se consagrar campeão da Copa do Brasil 2023. Caso vença a partida por um tento a mais, os Rubro-Negros levam a decisão para os pênaltis. Enquanto o São Paulo necessita apenas de um empate, em casa, para levantar seu primeiro troféu do torneio. O último jogo da decisão acontece no próximo domingo (24), às 16 horas (de Brasília), no Morumbi, em São Paulo.