No início de 2023, Flamengo se perfilava como um dos times a ser batidos no futebol brasileiro. Campeão da Libertadores e da Copa do Brasil, iniciou a temporada com a polêmica contratação de Vítor Pereira e a demissão de Dorival Júnior, tendo pela frente a disputa de até 8 títulos, caso fizesse uma campanha perfeita. Porém, no momento, o Rubro-Negro acumula quatro vices e duas eliminações precoces.
Resultados da temporada
A derrota na Copa do Brasil por 2 a 1 contra o São Paulo significa o quarto vice-campeonato do Flamengo nesta temporada. O início das frustrações começou em janeiro com a derrota por 4 a 3 contra o Palmeiras na Supercopa do Brasil. Frustrado, o elenco do Rubro-Negro comandado por Vítor Pereira ainda perdeu a Recopa Sul-Americana para o Independiente del Valle, do Equador.
Com os sinais de alerta ligados, o Flamengo iniciou o Campeonato Carioca como grande favorito, mas foi superado na final pelo Fluminense. O rival de Laranjeiras também derrotou o Rubro-Negro na Taça Guanabara. Apesar das reclamações dos torcedores, o técnico português comandou o clube ao Mundial de Clubes e caiu na semifinal para o Al-Hilal, da Arábia Saudita.
Após a demissão de Vítor Pereira, o Flamengo contratou Jorge Sampaoli com a esperança de resultados na temporada. Em uma gestão com várias polêmicas envolvendo agressões internas e um grande número de lesões musculares, o Flamengo caiu nas oitavas de final da Libertadores contra o Olimpia, de virada.
A derrota na Copa do Brasil se ‘consagrou’ como o quarto revés em uma final nesta temporada. Após as eliminações precoces no Mundial de Clubes e na Libertadores, o único título que ainda disputa é o Brasileirão. No entanto, o Mais Querido se encontra na 7ª colocação com 40 pontos, a 11 pontos do rival Botafogo.
Flamengo hoje
Com poucas chances de título no Campeonato Brasileiro, o Flamengo primeiro deve medir esforços para entrar na zona de classificação da Libertadores. O próximo jogo será contra o Bahia, no Maracanã, neste sábado (30), às 16 horas (horário de Brasília).