Primeiro foi o Maracanã, agora o Morumbi vai a receber jogo da final da Copa do Brasil deste ano. A decisão acontece nos dois principais estádios da história do futebol brasileiro e o Torcedores.com foi atrás de números para confirmar esse status. Levantamento inédito revela que os dois campos sagrados concentram nada menos que um terço de todas as finais de competições nacionais já realizadas no país: 53 de 159.
Metodologia
Foram levados em consideração todas as competições organizadas pela CBF e pelas entidades que a antecederam, já considerando o Campeonato Brasileiro de 1937, recentemente reconhecido pela entidade como a primeira competição nacional oficial realizada no país. Já levando em conta também a final da Copa do Brasil deste ano. No total, foram computadas 159 finais, entre quatro competições: Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Supercopa do Brasil e Copa dos Campeões.
Vale lembrar que competições de pontos corridos, como é o Brasileirão desde 2003, e competições definidas em triangulares, quadrangulares e hexagonais não possuem uma partida final e por isso não foram computadas.
Os números do antigo Palestra Itália e os do Allianz Parque, casas do Palmeiras, foram somados, uma vez que um foi construído no lugar onde ficava o outro. Já os números do Olímpico, antigo estádio do Grêmio, e da Arena do Grêmio, atual casa do time, foram somados separadamente.
Maracanã e Morumbi no topo
A primeira final da Copa do Brasil no Maracanã reforçou o estádio como o principal palco dos grandes jogos do futebol brasileiro. O estádio é quem mais recebeu finais de Campeonato Brasileiro e de Copa do Brasil na história, 19 e 11, respectivamente.
Ajuda o Maracanã o fato de ter sido por anos a casa dos grandes jogos dos quatro grandes clubes do Rio, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. O estádio recebeu final do Brasileiro por causa do Bangu, em 1985. No total, são 30 decisões nacionais no palco de duas finais de Copa do Mundo.
O jogo de volta da Copa do Brasil será no Morumbi, maior estádio de São Paulo, casa do tricolor paulista e que foi emprestada a Corinthians e Palmeiras em finais de campeonato até os dois times terem grandes estádios próprios à disposição, casos de Itaquera e Allianz Parque, respectivamente.
No total, foram 23 partidas de finais nacionais no estádio, 16 de Brasileiro, seis de Copa do Brasil e uma de Supercopa do Brasil.
Top-10 conta com Mineirão e outros palcos históricos
O Mineirão, principal casa do futebol mineiro, aparece na sequência, em terceiro lugar, com 15 decisões. O bom retrospecto do Cruzeiro na Copa do Brasil – o time mineiro é o maior vencedor da competição, com seis títulos – tem papel fundamental nesse número. Tanto que o Gigante da Pampulha tem mais finais de Copa do Brasil no currículo do que de Brasileiro.
Completam o top-10 alguns dos principais estádios da história do futebol brasileiro, nessa ordem: Pacaembu, Olímpico, Beira-Rio, Palestra Itália/Allianz Parque, Fonte Nova, Vila Belmiro e Ilha do Retiro.
Levantamento revela curiosidades
O levantamento do Torcedores.com traz uma série de curiosidades sobre os estádios que receberam finais nacionais. Desde 1937 até hoje, 37 estádios diferentes tiveram a honra de sediar decisões.
Um deles sequer existe mais: o Olímpico, ex-casa do Grêmio, está desativado desde que o clube vendeu o estádio para financiar a construção de sua casa atual, a Arena do Grêmio, inaugurada em dezembro de 2012.
O Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil são as duas competições nacionais mais importantes e nenhum estádio recebeu mais finais dessas competições que o Maracanã. Já a Supercopa do Brasil tem outro estádio favorito: o Mané Garrincha, que recebeu três edições da decisão que abre o calendário do futebol brasileiro.
A quarta competição nacional nem existe mais: a Copa do Campeões, que reunia campeões dos principais estaduais e dos regionais no começo dos anos 2000. O estádio que mais recebeu finais da Copa dos Campeões foi o Rei Pelé, em Maceió: duas.