Ex-técnico do Corinthians, Carille pede para que atual equipe “crie forma de jogar”
Com passagem vitoriosa no Timão, atual treinador da equipe japonesa V-Varen Nagasaki falou sobre mudanças no modelo de jogo atual
O técnico Fábio Carille é um nome sempre lembrado pelo torcedor corintiano, seja pelo trabalho como técnico, os títulos e a saída conturbada.
Em entrevista ao Canal GOAT, Carille afirmou que o time precisa recuperar seu próprio DNA, que segundo ele é de uma equipe com uma sólida formação defensiva.
Defesa sólida
De acordo com Carille, o Corinthians teve um modelo bem definido entre 2009 e 2019: “É claro que se mudava um pouco por conta das características dos jogadores, mas a ideia era a mesma: ter um meia armador jogando de lado”.
Carille listou os principais jogadores do esquema tático que prevaleceu na época: “Foi Danilo fazendo muito tempo isso, depois veio Jadson, tinha uma linha de quatro muito definida e eu acho que isso se perdeu um pouco”
O estilo de Carille era duramente criticado pela mídia esportiva, que afirmava ser um futebol que joga fechado e não privilegia o talento.
O ex-técnico foi enfático ao dizer que o Corinthians precisa recuperar seu DNA, que ele exemplifica com dois times de épocas diferentes: “Na época que ganhou o Mundial de Clubes, com Rincón, Marcelinho, Vampeta, Ricardinho, um timaço; e 2015, que era um supertime, com Renato Augusto, Jadson, fizeram um Brasileirão maravilhoso ali.”
Ele ressaltou também o caráter brigador do time que venceu a Libertadores em 2012: “Era um time de guerreiros assim, com muita personalidade, em que não havia uma estrela. Falando de Libertadores e Mundial, foram 16 jogos em que o time tomou quatro gols”.
Passagem de Carille pelo Corinthians
Fábio Carille tem uma longa história no time alvinegro. Ele chegou ao clube em 2009 para compor a comissão técnica permanente, ainda sob o comando de Mano Menezes.
Após a saída de Mano para a Seleção Brasileira, Carille se tornou assistente de Adílson Batista e logo depois, de Tite.
Carille é considerado o cérebro responsável pela formação defensiva dos times comandados por Tite, o que resultou em uma sequência vitoriosa com títulos de Brasileirão, Libertadores, Mundial de Clubes, Paulistão e Recopa.
Carille continua na parte técnica defensiva com a volta de Mano em 2014 e Tite. Em 2016, Tite assume a Seleção Canarinho e Carille é alçado a técnico do Timão.
Sua passagem no comando rendeu o Paulista de 2019, o Brasileirão de 2017, os Estaduais de 2017 e 2018. Foram 183 jogos com 86 vitórias, 56 empates e 41 derrotas.
Após passagens pelos Santos e Athletico Paranaense, Carille comanda desde junho de 2022 o V-Varen Nagasaki, equipe da segunda divisão do Japão.