Foi se o tempo em que a lateral esquerda do Corinthians era sinônimo de sucesso. No entanto, na temporada 2023 ninguém consegue se firmar na posição. O veterano Fábio Santos está muito aquém daquele futebol consistente de anos anteriores. Outro jogador de ofício, Matheus Bidu, um dos reforços que chegaram em janeiro, sofre para se adaptar no clube e quando entra em campo mostra fragilidade defensiva.
No empate por 4 a 4 contra o Grêmio, na última segunda-feira, na Neo Química Arena, em jogo atrasado da 15ª rodada do Brasileirão, o técnico Vanderlei Luxemburgo optou por Fábio Santos na lateral esquerda. O camisa 6 teve atuação bastante contestada, já que todos os gols do rival saíram pelo seu lado.
No jogo anterior, que terminou com derrota para o Fortaleza, o titular Matheus Bidu teve uma das piores exibições de um atleta do Corinthians na temporada. No primeiro tempo, ele deixou o atacante Marinho livre para balançar as redes, mas para sua sorte o lance foi invalidado pelo VAR após o rival ter ajeitado a bola com o braço. Já na etapa final, o camisa 21 cometeu pênalti em Marinho (cobrança foi desperdiçada) e falhou feio no lance que originou o gol da vitória do Tricolor.
Com Fábio Santos e Bidu em baixa, Vanderlei Luxemburgo poderia testar algumas alternativas na lateral esquerda do Corinthians. Confira abaixo:
Bruno Méndez – zagueiro de origem, o uruguaio já atuou duas vezes em temporadas anteriores improvisado na lateral esquerda. Inclusive, o único gol dele pelo Timão foi atuando nesta posição: vitória contra o São Caetano, pelo Paulistão 2021. Nos últimos jogos, o camisa 25 tem atuado mais como lateral-direito.
Maycon – O volante já atuou improvisado no setor durante a sua primeira passagem em 2018, sob o comando do então técnico Fábio Carille, e deu conta do recado. Com Luxemburgo, o camisa 7 tem jogado como segundo volante.
Caetano – O zagueiro foi contratado pelo Sub-20 do Corinthians em 2018 e chegou a fazer alguns jogos como lateral esquerdo com o técnico Eduardo Barroca. O atleta só fez a sua estreia pelos profissionais do Timão no início da atual temporada após acumular empréstimos a Oeste, Coritiba, São Caetano, CRB e Goiás. Nos 17 jogos em 2023, o camisa 14 sempre atuou como zagueiro.
Biro – A jovem prata da casa sempre atuou como meia no elenco profissional do Corinthians, porém, na base chegou a atuar como lateral-esquerdo e obteve sucesso. Em entrevista ao portal “Central do Timão”, em agosto de 2022, o jovem revelou se sentir melhor em atuar na meia, mas não descartou em voltar à lateral esquerda.
“Não digo nunca mais (voltar para a lateral). Se um dia um professor pedir, eu até vou, sou um patrimônio do clube. Mas onde eu me sinto melhor, onde eu acho que eu me encaixo e é meu futuro, é no meio-campo”, disse Biro.