PUBLICIDADE Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Extracampo Barcelona é formalmente investigado por possível suborno pelo juiz do “Caso Negreira”

Barcelona é formalmente investigado por possível suborno pelo juiz do “Caso Negreira”

Clube catalão se tornou alvo de investigação no processo do escândalo envolvendo antigo vice-presidente de comitê de árbitros

Por Matheus Miranda em 28/09/2023 09:43 - Atualizado há 11 meses

David Ramos/Getty Images

O Barcelona, da Espanha, passou a ser oficialmente ‘investigado’ no chamado “Caso Negreira”, o escândalo de supostos subornos de arbitragem de jogos. O nome faz referência ao dirigente José Maria Enriquez Negreira, que foi vice-presidente do comitê de árbitros entre 1993 e 2018. Os ex-dirigentes do clube clube catalão, Josep Maria Bartomeu e Sandro Rosell foram indiciados, além do próprio Negreira.

No inquérito, de acordo com a Reuters, a polícia da Espanha teria feito operações de busca nos escritórios da federação de futebol do país, em Madri, nesta quinta-feira (28). A investigação vê um suposto caso de “corrupção sistemática” no meio da arbitragem do futebol espanhol.

O caso voltou à tona após a promotoria espanhola apresentar queixa sobre pagamentos que supostamente teriam sido feitos pelos ex-diretores do clube espanhol a empresas cujo dono seria Negreira. As companhias pertencentes a ele teriam recebido algo em torno de 7,3 milhões de euros – que daria aproximadamente US$ 7,8 milhões durante cerca de 17 anos.

Barcelona diz que pagamentos a Negreira seriam feitos a relatórios sobre arbitragem

Em sua defesa, o Barça informou que tais pagamentos na verdade seriam destinados à produção de “relatórios técnicos relacionados à arbitragem profissional”, que seria considerado uma prática comum entre os clubes espanhóis. Esse documento teria sido feito por um consultor externo.

Conforme apontado pelo jornalista Leonardo Bertozzi, o clube catalão não deve sofrer punições da federação espanhola, pois o caso já teria expirado. Porém, a UEFA estaria atenta ao desenrolar do processo, tanto que divulgou comunicado em 2023 admitindo ‘provisoriamente’ o Barcelona em competições europeias.

Em meio às investigações do Caso Negreira, o clube catalão se prepara para seu próximo jogo, em casa, na próxima sexta-feira (29), contra o Sevilla. O Barça busca um bom resultado para alcançar os líderes da competição, o Real Madrid e o surpreendente Girona. E no dia 4 de outubro, o elenco entra em campo pela Champions League, contra o Porto, de Portugal.

Exit mobile version