PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Extracampo Barcelona é formalmente investigado por possível suborno pelo juiz do “Caso Negreira”

Barcelona é formalmente investigado por possível suborno pelo juiz do “Caso Negreira”

Clube catalão se tornou alvo de investigação no processo do escândalo envolvendo antigo vice-presidente de comitê de árbitros

Matheus Miranda
Jornalista, carioca, formado em 2007 pela Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro. Possui passagens pela Record TV do Rio, Jornal do Commercio (RJ), jornal O Dia, Lance - Diário dos Esportes e durante sete anos manteve no ar o blog Super GP, totalmente dedicado ao automobilismo em geral.

O Barcelona, da Espanha, passou a ser oficialmente ‘investigado’ no chamado “Caso Negreira”, o escândalo de supostos subornos de arbitragem de jogos. O nome faz referência ao dirigente José Maria Enriquez Negreira, que foi vice-presidente do comitê de árbitros entre 1993 e 2018. Os ex-dirigentes do clube clube catalão, Josep Maria Bartomeu e Sandro Rosell foram indiciados, além do próprio Negreira.

No inquérito, de acordo com a Reuters, a polícia da Espanha teria feito operações de busca nos escritórios da federação de futebol do país, em Madri, nesta quinta-feira (28). A investigação vê um suposto caso de “corrupção sistemática” no meio da arbitragem do futebol espanhol.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O caso voltou à tona após a promotoria espanhola apresentar queixa sobre pagamentos que supostamente teriam sido feitos pelos ex-diretores do clube espanhol a empresas cujo dono seria Negreira. As companhias pertencentes a ele teriam recebido algo em torno de 7,3 milhões de euros – que daria aproximadamente US$ 7,8 milhões durante cerca de 17 anos.

Barcelona diz que pagamentos a Negreira seriam feitos a relatórios sobre arbitragem

Em sua defesa, o Barça informou que tais pagamentos na verdade seriam destinados à produção de “relatórios técnicos relacionados à arbitragem profissional”, que seria considerado uma prática comum entre os clubes espanhóis. Esse documento teria sido feito por um consultor externo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Conforme apontado pelo jornalista Leonardo Bertozzi, o clube catalão não deve sofrer punições da federação espanhola, pois o caso já teria expirado. Porém, a UEFA estaria atenta ao desenrolar do processo, tanto que divulgou comunicado em 2023 admitindo ‘provisoriamente’ o Barcelona em competições europeias.

Em meio às investigações do Caso Negreira, o clube catalão se prepara para seu próximo jogo, em casa, na próxima sexta-feira (29), contra o Sevilla. O Barça busca um bom resultado para alcançar os líderes da competição, o Real Madrid e o surpreendente Girona. E no dia 4 de outubro, o elenco entra em campo pela Champions League, contra o Porto, de Portugal.

PUBLICIDADE
Better Collective