PUBLICIDADE Será que você acerta o placar superbet Apostar na Superbet
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Tênis ATP e WTA estudam fusão entre tênis masculino e feminino

ATP e WTA estudam fusão entre tênis masculino e feminino

Investimento árabe faz com que entidades cogitem união

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Segundo o jornal britânico “The Telegraph”, a ATP e a WTA estão dando os primeiros passos para uma possível fusão dos torneios de tênis masculino e feminino. Os líderes das duas entidades, Andrea Gaudenzi e Steve Simon, devem se encontrar no final de setembro em Londres para discutir a união dos dois principais órgãos que organizam o esporte.

Nos últimos dois anos, rumores surgiram de que as duas associações poderiam se juntar, e alguns movimentos foram feitos neste sentido, com ações de marketing conjuntas e o lançamento de um aplicativo de transmissões. Porém, de acordo com as informações divulgadas pelo jornalista Simon Briggs, agora há uma urgência para que a fusão total aconteça.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O crescente interesse e investimento da Arábia Saudita em torno do tênis, semelhante ao que aconteceu com a fundação da liga LIV Golf – que retirou muitas das estrelas da tradicional PGA, entidade que comandava as principais competições do esporte – é uma preocupação para a ATP e a WTA. A expansão da associação de jogadores criada há quatro anos por Novak Djokovic, a PTPA, também vem causando incômodos.

Se acontecer, a fusão entre as duas associações, no entanto, não vai sair do dia para a noite. Isso porque elas têm parcerias comerciais com diferentes marcas e emissoras de transmissão. Rearranjar a logística dos dois calendários também seria um desafio. Além disso, o pagamento dos atletas teria que ser repensado, já que os homens ganham em média 75% a mais do que as mulheres (apesar da equidade de prêmios nos Grand Slams), o que eles não devem querer abrir mão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Muitas personalidades do mundo do tênis já expressaram sua vontade de que a ATP e a WTA se unam. Entre eles estão Roger Federer, Billie Jean King, John McEnroe e Kim Clijsters. Com conversas acontecendo durante o US Open e a reunião marcada para o final do mês, fica a expectativa de quais mudanças estão no horizonte do tênis.

Better Collective