PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Atlético-MG: entenda como a SAF muda planejamento por reforços

Atlético-MG: entenda como a SAF muda planejamento por reforços

Empresa que irá gerir o futebol do Galo deverá ter outra postura e investimento na captação de atletas para o elenco

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

Apesar de ainda não ter sido negociada plenamente, a SAF do Atlético-MG já começa a movimentar-se para planejar a temporada do time em 2024. E ela passará por uma total reformulação do pensamento no mercado da bola do clube, segundo o jornal O Globo.

De acordo com a publicação, a partir do próximo ano, a nova gestão do futebol do Galo deverá focar em buscar jogadores jovens e com potencial de venda futura. O processo de procura e sondagem dos futuros reforços atleticanos será visando mais tal tipo de atleta, numa direção diferente da adotada nos últimos anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nas últimas temporadas, o investimento do Atlético-MG tem sido em trazer reforços de peso, como Hulk, Paulinho, Zaracho, Mariano, Pavón e outros. Tal abordagem tinha a marca dos investimentos pesados feitos pelos chamados ‘4Rs’, grupo de empresários ligados ao clube que bancaram a contratação destes e outros atletas na busca de títulos.

Em 2021, isto deu certo com as conquistas do Brasileirão e da Copa do Brasil. Mas nos anos seguintes, tal infusão financeira resultou em seguidos fracassos nas principais competições. EM 2023, por exemplo, caiu nas oitavas da Libertadores, não avançou na Copa do Brasil e briga no Brasileirão apenas para tentar chegar ao G-6. Com isso, a mudança de postura no mercado da bola deve ditar a direção da SAF atleticana na próxima temporada, que aliás foi constituída para não haver mais a dependência dos ‘4Rs’ e controlar a dívida do clube.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Tal modelo de visar jogadores jovens e que possam render lucros futuros com vendas tem sido comum nas SAFs brasileiras. Cruzeiro e Botafogo tem sido dois times que tem preferido investir em atletas que não são ‘reforços de peso’ visando possíveis arrecadações, além do ganho esportivo.

Better Collective