A jornada para a Copa do Mundo 2026 começou. As Eliminatórias na América do Sul tiveram os seus primeiros jogos nesta quinta-feira (07), dando início à 1ª rodada. As qualificatórias da Conmebol serão encerradas somente em setembro de 2025.
Alguns jogadores do Brasileirão Série A estiveram em campo ontem. O Paraguai recebeu o Peru e empatou sem gols em Ciudad del Este, na fronteira com o Brasil, ao lado de Foz do Iguaçu. A seleção treinada por Guillermo Schelotto é a que teve mais representantes do Campeonato Brasileiro em campo.
Gustavo Gómez quase fez de bicicleta
O palmeirense Gustavo Gómez e o gremista Mathías Villasanti foram titulares e atuaram durante todo o confronto. Já o corintiano Matías Rojas entrou nos minutos finais da segunda etapa.
O zagueiro do Verdão quase marcou um golaço de bicicleta na pequena área na etapa inicial, após cobrança de escanteio. Mas a bola bateu no travessão. Já Villasanti teve uma atuação destacada. De acordo com o Sofascore, o volante do Grêmio foi o líder de bolas recuperadas e desarmes no confronto.
Arias fez assistência para o gol da partida
Já a Colômbia recebeu a Venezuela em Barranquilla e venceu por 1×0. Jhon Arias, atacante do Fluminense, foi titular e teve atuação destacada. Logo no início do segundo tempo, o tricolor fez um belo cruzamento da direita para Borré marcar o gol da vitória.
Aos 30 minutos da etapa complementar, Arias seria substituído por James Rodríguez. O são-paulino atuou pouco tempo, mas também teve uma ótima performance, dando quatro passes decisivos. Conforme o Sofascore, distribuiu um a cada 3,7 minutos.
Pelo lado da Venezuela, dois jogadores do Santos estiveram em campo. O recém-contratado Tomás Rincón atuou durante toda a partida, sendo o capitão da seleção “vinotinto”. Já Soteldo entrou aos 14 minutos da etapa final, substituindo o ex-atleticano Savarino.
Enner Valencia perdeu “duelo particular” para Messi pelas Eliminatórias
Por fim, o Equador visitou a Argentina no Monumental de Núñez e perdeu por 1×0. Lionel Messi marcou de falta aos 33 minutos do segundo tempo. O colorado Enner Valencia e o são-paulino Arboleda não conseguiram impedir a derrota para os tricampeões do mundo.
O centroavante do Internacional teve dificuldades diante da marcação do zagueiro argentino Romero, com quem chegou a se estranhar. O capitão da seleção equatoriana ainda tentou alguns contra-ataques no segundo tempo, mas as finalizações não levaram perigo para Dibu Martínez.
Por fim, Arboleda teve uma boa atuação. Segundo o Sofascore, o defensor tricolor cortou oito bolas, sendo uma em cima da linha.
A primeira rodada das Eliminatórias será concluída hoje (08), com Uruguai x Chile no Centenário e Brasil x Bolívia no Mangueirão.