A nova goleada do Brasil sobre a Bolívia pela rodada de abertura das Eliminatórias para a Copa do Mundo continua repercutindo e gerando novos comentários da mídia esportiva brasileira.
Neste sábado, o apresentador da SporTV, André Rizek, reagiu a uma postagem da comentarista Marília Ruiz, mostrando preocupações sobre as “ilusões” que vitórias por goleadas por causar.
Na visão do jornalista, o Brasil também havia feito goleadas durante a Copa do Mundo do Catar, como a vitória sobre a Coreia do Sul e mesmo assim, o título acabou não vindo. O maior problema da equipe são os times europeus, na visão do comentarista.
Essa questão tem sido muito falada na imprensa brasileira após a primeira vitória de Fernando Diniz no comando da seleção. Na visão de muitos, o Brasil de Tite já aplicava grandes goleadas e mostrava um domínio monumental no futebol da América do Sul. Mesmo assim, quem acabou sendo a campeã mundial foi a Argentina.
À exemplo de André Rizek, Marília Ruiz também havia se manifestado nesse sentido quanto à seleção brasileira
A jornalista havia feito uma postagem ainda antes do jogo do Brasil, destacando que a equipe brasileira, ainda sob comando de Tite, havia aplicado 5 a 0 sobre a Bolívia, portanto, ainda antes do “dinizismo” ser introduzido na equipe, ainda assim, o futebol mostrado não foi o suficiente para vencer a Copa do Mundo do Catar.
A questão abordada por ambos os jornalistas é a mesma que vem rondando o Brasil desde a década passada, antes mesmo a contratação de Tite para dirigir a equipe. Será que os jogos contra os adversários sul-americanos são o suficiente para “preparar” a seleção brasileira para a Copa do Mundo?
Outra pergunta que ainda pode ser feita é, goleadas são um bom indício? Afinal de contas, a Argentina campeã mundial chegou ao título sem grandes goleadas, ao invés disso, mostrou solidez defensiva, força coletiva e um repertório impressionante. Talvez o caminho para o Brasil repetir o feito dos hermanos seja esse, independente das goleadas pelo caminho.