Durante a derrota do São Paulo para o San Lorenzo, nesta quinta-feira (3), o narrador Rogério Vaughan e o comentarista Silas mandaram um “abraço” para Cuca na transmissão da ESPN. A atitude revoltou parte do público, que repercutiu a insatisfação nas redes sociais.
“Quem está assistindo o jogo é o Cuca, nosso treinador, nossa grande amigo. Grande abraço”, disse Silas. Logo em seguida, Vaughan emendou: “Grandeu Cuca, obrigado pelo carinho e pela audiência. Professor Cuca”, afirmou; confira a repercussão:
A palavra “Cuca” foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter. Os torcedores reclamaram por conta do caso de estupro que o treinador e ex-jogador se envolveu na década de 80, quando era atleta do Grêmio.
O assunto passou a ganhar maior repercussão nos últimos anos. Se antes ele conseguia prosseguir com sua carreira de técnico, hoje em dia isso não está mais sendo possível. Após ser contratado pelo Corinthians em abril deste ano, grande parte da torcida realizou fortes protestos até Cuca ser demitido do clube. Ele ficou apenas dois jogos e não suportou a pressão vinda das arquibancadas.
O último clube que o treinador trabalhou antes do Timão foi o Atlético-MG, onde conquistou taças. Ele se diz inocente no caso: “O que eu faria diferente se eu pudesse: Eu iria lá. Depois disso, eu teria falado mais desse caso. Não teria colunista com certa razão dizendo que eu me calei e quem cala consente. Eu não acho que quem cala consente. Eu não queria mexer num tema que já estava morto, acabado. É um tema que me incomoda, como incomoda milhares de mulheres”, comentou.
Ao lado de outros três ex-jogadores, Cuca foi condenado em Berna, na Suíça, pelo episódio de violência sexual contra uma menina de 13 anos à época, em 1987. O tema ficou longe do holofotes, mas isso mudou nos últimos tempos.