Na madrugada desta sexta (11), a Suécia mostrou força na Copa do Mundo Feminina e derrotou o Japão por 2 a 1, carimbando vaga nas semifinais do torneio. Os gols da vitória sueca foram anotados por Ilestedt e Angeldhal, enquanto Hayashi descontou para as japonesas, que ainda desperdiçaram um pênalti com Ueki, no segundo tempo.
Assim, a seleção sueca mostrou seus credenciais na Copa do Mundo Feminina e se garantiu nas semifinais pela quinta vez na história, indo enfrentar a Espanha. Por sua vez, as japonesas se despedem do Mundial após grande campanha, chegando nas quartas de final com o melhor ataque, a melhor defesa e a artilheira da competição.
Suécia abre 2 a 0 e segura o Japão para seguir em busca do primeiro título da Copa do Mundo Feminina
Em disputa de quartas de final do Mundial de futebol feminino, a seleção sueca demonstrou que tem tradição na competição, apesar de nunca ter ficado com a taça. Do outro lado, estava uma seleção japonesas que já venceu o torneio e ostentava uma campanha de destaque, com o melhor ataque, a melhor defesa e a artilheira.
A Suécia teve o domínio da posse de bola no primeiro tempo, enquanto o Japão manteve a estratégia de marcar e tentar se efetivo nas oportunidades. No entanto, foram as suecas que saíram à frente no placar. Aos 31 minutos, após cruzamento em cobrança de falta, Eriksson tentou duas vezes sem sucesso, mas a bola acabou sobrando para Ilestedt balançar a rede.
Já na segunda etapa, não demorou para as suecas ampliarem a vantagem sobre as japonesas. Aos 5 minutos, o VAR chamou a árbitra devido a toque de mão de Nagano. Angeldhal converteu a cobrança e ampliou o placar a favor da Suécia.
A partir daí, o Japão se lançou ao ataque e passou a ter chances de diminuir a diferença. Aos 30 minutos, Ueki foi derrubada na área por Janogy. A própria Ueki foi para a cobrança, mas a bola acabou indo parar no travessão. Já nos minutos derradeiros, o Japão conseguiu diminuir a vantagem sueca, Hayashi aproveitou bola mal afastada por Eriksson para estufar a rede e anotar o único gol japonês na partida.
Assim, o Japão terminou eliminado e a última seleção ‘campeã’ mundial se despediu do torneio, decretando que a Copa do Mundo Feminina de 2023 terá uma vencedora inédita. Por outro lado, a Suécia mostra força no torneio, chegando à quinta classificação para as semifinais na história e a segunda consecutiva. Agora, a Suécia enfrenta a Espanha, na próxima terça (15), às 5 horas (de Brasília).