O futebol brasileiro é bem dinâmico e movimentado. São várias competições acontecendo ao mesmo tempo e os times precisam se organizar para tirar o máximo de desempenho em cada uma delas.
Na verdade, os clubes da elite do futebol costumam priorizar os campeonatos que rendem mais dinheiro, buscando mais investimento para a contratação de atletas e infraestrutura interna.
Entre essas competições, o Brasileirão é um dos torneios mais almejados. Trata-se de um campeonato difícil que costuma desafiar quem faz palpites de futebol, disputado em pontos corridos, que premia aquele que for o melhor durante toda a campanha que dura 38 rodadas.
Então, cada ponto importa, é a soma de vitórias que vai levar um time a ser campeão e também a terminar em posições privilegiadas que dão acesso a outras competições, como a Libertadores.
Quer entender um pouco mais sobre como funciona o Campeonato Brasileiro? Confira o conteúdo que preparamos abaixo, você vai descobrir quantos pontos são necessários para ganhar e demais características da disputa.
Quais times estão atualmente na Série A?
Estar na Série A do Campeonato Brasileiro é sinônimo de privilégio. É a divisão que conta com os times de melhor desempenho e oferece oportunidades de vagas em outras competições importantes do futebol.
Ao todo, são 20 clubes com a chance de ser o campeão do ano, em 2023 os times que ocupam a lista são:
- América-MG;
- Atlético-MG;
- Athletico-PR;
- Bahia;
- Botafogo;
- Bragantino;
- Corinthians;
- Coritiba;
- Cruzeiro;
- Cuiabá;
- Flamengo;
- Fluminense;
- Fortaleza;
- Goiás;
- Grêmio;
- Internacional;
- Palmeiras;
- Santos;
- São Paulo;
- Vasco da Gama.
Desses, quatro subiram para a primeira divisão esse ano depois de uma boa temporada na Série B, é o caso do Grêmio, do Cruzeiro, do Bahia e do Vasco da Gama. São equipes tradicionais que puderam retornar à Série A.
Com quantos pontos um time ganha o Brasileirão?
Essa pergunta não tem uma resposta correta. Por se tratar de um campeonato de pontos corridos, quem terminar a campanha com o melhor resultado vence, a vitória em cada partida é muito importante.
O que pode acontecer é de um clube ser declarado campeão antes mesmo da competição acabar, quando matematicamente é impossível que algum adversário alcance a mesma pontuação do líder com as rodadas faltantes.
Ao analisar os anos anteriores, desde quando o campeonato passou a ser de pontos corridos, pode se dizer que para ter grandes chances de ser campeão um time precisa alcançar pelo menos 74 pontos.
Fazendo uma média dos pontos atingidos pelos últimos campeões do Brasileirão, chegamos em cerca de 77,8 pontos. Para alcançar essa pontuação altíssima, um time precisa de pelo menos ter um empate e uma vitória a cada 2 partidas.
Em alguns casos, o líder tem um desempenho muito superior e dispara na zona de pontos. A diferença para o segundo lugar fala muito sobre uma campanha constante durante todo o ano por parte do clube campeão.
O Botafogo vai ser campeão de 2023?
O Botafogo é o time que tem liderado o Campeonato Brasileiro em 2023, surpreendendo muita gente que apostava em nomes como Flamengo ou Palmeiras. Mérito esse da campanha que vem fazendo desde o começo.
O clube carioca disparou na pontuação e a diferença para o segundo colocado aumentou, mas será que já podemos dizer que o Botafogo será o grande vitorioso da temporada de 2023?
Ainda é muito cedo para afirmar qualquer coisa do tipo, ainda mais agora que conforme os times são eliminados de outras competições, como a Libertadores, passam a se dedicar mais ao Brasileirão.
Porém, vale dizer que se o desempenho dos atletas e do técnico permanecer igual, o time tem muitas chances de se consagrar o campeão brasileiro do ano. Ainda há muitos jogos pela frente até que os torcedores possam comemorar.
Qual é o recorde de pontos no Brasileirão?
Até esse ano, o recorde de maior campanha na era de pontos corridos do campeonato brasileiro pertencia ao Flamengo, que em em 2019 alcançou 90 pontos totais no fim de todas as rodadas.
Porém, olhando para os números atuais, o Botafogo já apresenta melhores resultados em comparação a mesma etapa da competição de 2019. Por isso, supera o rival e detém o recorde de melhor desempenho.
O aproveitamento do time é de cerca de 86,7%, enquanto o rubro-negro obtinha 66,7% e porcentagem no mesmo cenário a 4 anos atrás. O Botafogo também conta com menos derrotas e menos gols sofridos.
Por isso, hoje o chamado “glorioso” é atualmente quem detém o melhor desempenho da história na competição do Campeonato Brasileiro. Fato que tem deixado os torcedores muito satisfeitos.
Qual é o prêmio para o vencedor do Campeonato Brasileiro 2023?
Além da glória de poder se declarar campeão e ter mais uma estrela, o vencedor do Campeonato Brasileiro recebe também uma bela quantia em dinheiro. A estimativa para 2023 é que o valor seja de cerca de R$45 milhões.
Embora represente uma ótima receita, não é o campeonato com a melhor premiação. As competições com “mata-mata”, como a Copa do Brasil, oferecem valores maiores para os grandes campeões.
O fato é que independentemente do prêmio, os times que nunca conquistaram o Brasileirão sonham com o título e aqueles que já tem uma estrela desejam sempre acumular mais. Quem será o vitorioso de 2023? Vamos aguardar até o apito final!