Palmeiras hoje pode atingir feito de Santos de Pelé na Libertadores
Favorito nas quartas, Verdão tem a chance de avançar para semifinal pelo quarto ano consecutivo
Nesta quarta-feira (23), o Palmeiras duela com o Deportivo Pereira na caminhada por mais um título de Copa Libertadores da América. Campeão duas vezes com Abel Ferreira e três vezes no geral, o Verdão pode alcançar mais um feito histórico na competição.
O time comandado pelo português tem a chance de igualar uma marca conquistada apenas pelo Santos de Pelé entre os clubes brasileiros. Caso avance de fase, o Palmeiras chegará pela quarta vez seguida na semifinal (2020, 2021, 2022 e 2023). Entre 1962 e 1965, o Peixe conseguiu esse feito espetacular e venceu dois títulos no período.
Se garantir vaga na semi, será a 11ª vez do Verdão nesta fase, o que o colocaria à frente de São Paulo e Grêmio, que alcançaram 10 vezes. Com Abel, o clube vem colecionando números e recordes na competição nesses últimos anos.
O Palmeiras é o único brasileiro no “lado A” do chaveamento. Se passar do Deportivo Pereira, da Colômbia, o adversário será o vencedor entre os argentinos Boca Júniors e Racing. Do outro lado da chave, o Internacional saiu em vantagem contra o Bolívar ao vencer fora de casa por 1 a 0, e o Fluminense tem duro embate com o Olimipia na quinta-feira (24), no Maracanã.
Abel Ferreira na Libertadores
Ele chegou ao comando do clube da Barra Funda em outubro de 2020 e marcou seu nome para sempre na história do clube e da competição. O português venceu a edição daquele ano após eliminar o River Plate na semifinal e bater o Santos em jogo dramático na grande final.
Na edição de 2021, o Palmeiras voltou a levantar a taça, dessa vez deixando pelo caminho o Atlético-MG na semifinal e o Flamengo de Renato Gaúcho na decisão, em partida que foi decidida na prorrogação com um gol de Deyverson.
No ano passado, sonhando com o tri seguido, o Verdão caiu na semi, em disputa contra o Athletico Paranaense de Felipão; o título ficou com o Flamengo de Dorival Júnior, com Gabigol sendo decisivo mais uma vez.