O Santos tem um reforço para a zaga que já está dentro do próprio clube. Trata-se do jovem Alex, de 24 anos, que chegou a ser colocado entre os negociáveis do elenco nesta janela de transferências, mas que tem ganhado sequência nos últimos jogos, convenceu, e se tornou boa opção para o restante da temporada de 2023.
O zagueiro precisou assumir a condição de titular no Peixe muito por conta de atuações abaixo do esperado dos seus companheiros de defesa. No Brasileirão, o time tem a terceira pior defesa da competição, com 32 gols sofridos em 20 jogos, à frente apenas Coritiba e América-MG, vice-lanterna e lanterna, que foram vazados 39 e 44 vezes, respectivamente.
No campeonato nacional, Alex atuou em apenas quatro jogos, três deles como titular absoluto. Ganhou espaço com o técnico Diego Aguirre, que não hesitou em colocar o zagueiro mais jovem num momento turbulento da temporada – o Santos ocupa a 17ª colocação no torneio, dentro do Z-4.
A favor do defensor, pesou pode atuar do lado esquerdo da defesa com seu pé preferencial – o esquerdo. O jogador, aliás, é o único zagueiro canhoto no elenco do Peixe, que buscou no mercado nomes que tivessem essa característica.
O Santos chegou a negociar com Junior Alonso, paraguaio ex-Atlético-MG, mas as tratativas não avançaram. Além dele, o clube também tentou contratar Juan Pablo Vargas, do Millonarios, da Colômbia. Ele chegou a um acordo para vestir a camisa do clube paulista e até veio ao Brasil, mas foi reprovado nos exames médicos.
Único zagueiro canhoto do elenco do Santos, Alex vira solução após janela sem reforço para o setor https://t.co/YmxHqm9XDJ
— ge Santos (@ge_peixe) August 23, 2023
Defesa do Santos
Além de Alex, o técnico Diego Aguirre, do Peixe, conta hoje com pelo menos outros três nomes para atuar no setor: o recém contratado João Basso, que estava no Arouca, de Portugal, além dos remanescentes Joaquim e Messias.