Nesta sexta-feira, Burnley e Manchester City deram o pontapé inicial na Premier League ao se enfrentarem no Estádio Turf Moor, na casa dos recém-promovidos para a elite inglesa. Os citizens de Pep Guardiola largaram bem ao vencer fora de seus domínios por 3 a 0.
O Burnley veio para o jogo com um plantel jovem. A equipe comandada por Kompany, ex-jogador do Manchester City se destacou por um estilo de jogar diferenciado, responsável por obter grandes sucessos na temporada passada, quando o time conquistou a Championship (segunda divisão da Premier League).
Pelo lado do Manchester City, os citizens vieram para a partida com algumas mudanças com relação à temporada passada, quando se tornaram tricampeões da Premier League. De Bruyne começou a atuando um pouco mais recuado, ocupando a vaga deixada por Gundogan, na sua posição original, foi escalado o argentino Álvarez, de grandes atuações no passado.
Como foi a vitória do Manchester City sobre o Burnley na abertura da Premier League?
A partida começou com um domínio dos citizens, que mesmo atuando fora de casa, trataram de mostrar a sua superioridade técnica e marcar logo aos 3 minutos, com um gol do artilheiro Erling Haaland.
Após o gol inicial, os visitantes continuaram no ataque, com De Bruyne tentando a finalização de fora da área apenas dois minutos depois, mostrando que Guardiola queria ampliar a vantagem rapidamente.
Mesmo atuando em casa, o Burnley, assim como praticamente todos os times do futebol mundial, mostravam imensa dificuldade de conter o domínio de bola do Manchester City, que empilhava passes e oportunidades de gols, aproveitando os lados para quebrar o sistema defensivo montado por Kompany.
Aos 17, esse domínio resultou numa nova chance, dessa vez em cobrança de falta. A bola foi levantada na área e Rodri subiu, cabeceando e forçando Trafford a fazer boa defesa. Apesar da chance, o lance foi parado logo em seguida, com um impedimento sendo assinalado.
Com o final do primeiro tempo se aproximando, o jogo continuava no mesmo ritmo e os citizens logo chegaram ao segundo gol. Novamente Haaland recebeu na área e mandou um “foguete” no ângulo, marcando seu segundo na partida e já dando um passo em direção a largar na artilharia da competição, 2 a 0 City.
A bola voltou a rolar para o início do segundo tempo e mudança de lados não alterou a situação do jogo. O Manchester City continuava tendo uma presença ofensiva muito grande na área do Burnley e aos 14 minutos, Álvarez teve uma oportunidade de marcar após passe de Haaland. Porém, o argentino pegou mal e mandou a bola direto para fora.
Aos 30 minutos, o Manchester City voltou a ser letal e ampliou a vantagem. Após levantamento na área, Rodri aproveita a sobra e bate para o fundo das redes, 3 a 0.
Após o terceiro, o Burnley até tentou reagir, mas era demais para a equipe de Kompany, que não estava acostumada a enfrentar a “máquina” que vem dominando a Premier League nos últimos anos.