Lucas Moura, James Rodríguez e Neymar estavam entre os melhores jovens do planeta em 2012; veja a lista
Saiba quem eram os talentos na última década
O futebol é feito de ciclos entre jogadores experientes, craques, novatos e promessas ainda na base. Neymar, que hoje tem 31 anos, antes era considerado uma grande promessa quando jogava no Santos.
Atualmente, nomes como Vitor Roque, Marcos Leonardo, Garnacho e tantos outros são grandes candidatos a futuros craques. No entanto, quais eram os jogadores que ocupavam esse posto em 2012? O Torcedores.com através da lista do The Bleacher Report, relembra os 50 melhores jovens no ano conforme opinião do periódico
Top-3
Quem abriu o top-3 na ocasião era Mario Gotze, meia alemão que jogava no Borussia Dortmund. Vice-campeão da Champions um ano depois, o jogador encantava pelo seu talento para armar a equipe. Na temporada seguinte, o auge da carreira marcando o gol do título da Alemanha na Copa do Mundo de 2014, contra a Argentina.
Entretanto, a carreira não decolou como esperado e o jogador vem oscilando futebol alemão com passagens por Bayern de Munique, PSV, uma segunda pelo Borussia, e no momento defendendo o Frankfurt.
Na segunda colocação o astro Neymar. Apesar dos inúmeros títulos, o brasileiro não chegou no nível que seu talento permitia. Com inúmeras lesões e polêmicas fora de campo, deixou a Europa recentemente para jogar no Al Hilal.
Ainda assim, nos tempos áureos encantou sobretudo pelo Barcelona, formando trio de ataque com Messi e Luis Suárez.
No topo, o belga Eden Hazard. Grande líder da geração belga, o atacante viveu mais de uma década com um futebol brilhante no Lille e Chelsea. Protagonista em títulos da Premier League e Ligue 1. Além disso, guiou a seleção da Bélgica com um ótimo desempenho na Copa do Mundo de 2018, eliminando o Brasil.
Em 2019, aceitou se transferir para o Real Madrid e chegou com status de estrela máxima da equipe. As inúmeras lesões e condicionamento físico minaram o belga que chegou a ser preterido até por jovens ainda em transição da base para o principal.
São Paulo e brasileiros
Na última janela do futebol brasileiro, o São Paulo buscou as contratações de James Rodríguez e Lucas Moura. A dupla também fez parte da lista britânica, com o atacante na quarta colocação após encantar no próprio Tricolor Paulista conquistando a Copa Sul-Americana 2012.
Enquanto o colombiano considerado o 27º, ganhava força no Porto e tempos depois seria uma das maiores vendas da história do futebol português. Os dois sul-americanos disputaram Champions League, vivendo altos e baixos em clubes como Real Madrid, PSG, Bayern e Tottenham.
O ranking ainda contou com os brasileiros, Oscar (7º), Philippe Coutinho (18º) e Lucas Piazon (49º)
Destaques e nomes não listados
A lista da Bleacher Report também teve espaço para mais garfes que anos depois acabaram comprovadas. Como por exemplo, Marco Verratti apenas na última colocação, David Alaba (41º), Varane (39º) e Antoine Griezmann (30º).
Por fim, destaques como Gundogan, Son, De Bruyne e Paul Pogba, foram apenas mencionados, sem aparecerem entre os 50 melhores jovens jogadores de 2012.
O ranking dos 50 melhores jovens jogadores em 2012:
50.Marco Verratti
49.Lucas Piazon
48.Raheem Sterling
47.Mateo Kovacic
46.Lorenzo Insigne
45.Ola John
44.John Guidetti
43.Bernd Leno
42.Aaron Ramsey
41.David Alaba
40.Lucas Ocampos
39.Raphael Varane
38.Luciano Narsingh
37.Jack Wilshere
36.Patrick Herrmann
35. Sebastian Coates
34.Giorgino Wijnaldum
33.Joel Matip
32.M’Baye Niang
31.Romelu Lukaku
30.Antoine Griezmann
29.Kyriakos Papadopoulos
28.Douglas Costa
27.James Rodriguez
26. Mattia Destro
25.Rodrigo
24.David De Gea
18.Philippe Coutinho
17.Lewis Holtby
16.Gaston Ramirez
15.Alex Oxlade Chamberlain
14.Marc Andre Ter Stegen
13.Julian Draxler
12.Phil Jones
11.Xherdan Shaqiri
10. Thiago Alcântara
9.Stephan El Shaarawy
8.Danny Welbeck
7.Oscar
6.André Schurrle
5.Christian Eriksen
4.Lucas Moura
3.Mario Gotze
2.Neymar
1.Eden Hazard