O Flamengo deve definir em dezembro algumas saídas no elenco visando a temporada 2024. Na fotografia do momento, há um grupo de jogadores com o vínculo terminando em dezembro e, ao que tudo indica, nem todos serão renovados. Além da idade elevada, o clube vai considerar o aproveitamento destes ao longo do ano, lesões etc.
Filipe Luís, por exemplo, dificilmente fará parte do elenco rubro-negro a partir de janeiro. Segundo informações da jornalista Raisa Simplicio, o contrato não deverá ser estendido. Aos 38 anos, o lateral-esquerdo passou a ser mais utilizado por Jorge Sampaoli, mas o calendário apertado joga contra o experiente atleta.
Caso o cenário seja confirmado, o jogador deverá se aposentar dos gramados. Recentemente, o próprio admitiu que tomaria tal decisão. O lateral condicionou a continuidade como atleta profissional à renovação com o clube.
– Eu amo o Flamengo, e se não for no Flamengo eu não jogo mais futebol. Isso é uma coisa que eu tenho decidida. Meu objetivo é lutar por uma vaga no time. Não estou pensando em ser técnico, em ser auxiliar, em renovar… Estou pensando em jogar – disse.
Futuramente, Filipe Luís planeja ser técnico de futebol. Ele, inclusive, já chegou a realizar alguns cursos. O seu auxiliar também está definido.
“Vou contar um segredo, o Filipe Luís quer ser o treinador e que eu seja o auxiliar dele. Para o futuro, quem sabe? É um grande amigo que tenho, a gente brinca. Mas ainda quero jogar um pouquinho e, daí, quem sabe, vou escolher se vou para a beira do campo, ser treinador, ou se viro algum dirigente”, afirmou Rafinha, lateral do São Paulo.
Rafinha, que tem a mesma idade, tem contrato com o São Paulo até o fim do ano. Sob o comando de Dorival Júnior, o lateral está vivendo seu melhor momento no clube paulista.
Outros jogadores do Flamengo com o contrato encerrando
Além de Filipe Luís, o atacante Bruno Henrique e o meia Everton Ribeiro já podem assinar um pré-contrato com outra equipe. A princípio, a dupla está nos planos do clube para 2024, sobretudo o camisa 27.
No que tange Everton Ribeiro, vai depender muito a forma como o meio-campista encerrar a temporada. Se for alta, a tendência é de uma renovação.