Mais um pedido para que títulos de competições sejam considerados como Campeonatos Brasileiros deve ser apreciado pela CBF em breve. Neste caso, o desejo de quatro equipes querem que uma competição disputada em 1986 se torne equivalente ao Brasileirão Série B.
Segundo o GE, a entidade deu aval para que um pedido para que Treze, Central de Caruaru, Inter de Limeira e Criciúma tenham o título do Torneio Paralelo de 1986 considerado como uma segunda divisão ‘de verdade’, tal como a atual. O pedido é encabeçado pelas Federações Pernambucana e Paraibana de Futebol.
O pedido inicial foi feito pelo Treze, com a ajuda da Federação Paraibana, que tem o apoio do Central e da entidade que rege o futebol de Pernambuco. O pedido já foi enviado à CBF para que Ednaldo Rodrigues, presidente desta, aprecie e tome uma decisão.
“Não vejo problema o Torneio Paralelo ser reconhecido como a Série B de 1986. Não haveria prejuízo para ninguém, já que a competição não contaria pontos para o ranking atual. É apenas um afago na história. Os quatro times merecem ser reconhecidos como campeões e nós estamos aqui para defender nosso afiliado (Central)”, declarou Evandro Carvalho, presidente da Federação Pernambucana.
“Entendemos que é um pleito justo. Não só do Treze, mas dos outros clube que conquistaram o acesso dentro de campo em 1986. A CBF vem sendo solícita neste tipo de análise histórica, reconhecendo títulos do passado, Queremos o mesmo em relação à Série B de 1986, seria um marco para o futebol paraibano”, afirmou Michelle Rodrigues, mandatária da Federação Paraibana.
Também parte dos times que se beneficiariam com a transformação do Torneio Paralelo em Série B, o Criciúma acompanha o caso. A Inter de Limeira ainda não fez pronunciamento sobre o assunto.
O que foi o Torneio Paralelo
Em 1986, o Brasileirão teve sua primeira fase disputada em duas ‘partes’. Na primeira, jogavam os times daquela que seria a ‘Série A’, estes baseados em suas classificações nos campeonatos estaduais. Outras 36 equipes jogaram o Torneio Paralelo, que classificaria quatro times para a segunda fase do Brasileiro daquele ano.
Foram quatro chaves de nove times cada, com apenas o vencedor obtendo a vaga (ou no caso dos pleitantes, o acesso) à fase seguinte do Brasileirão. Treze, Central, Criciúma e Inter de Limeira venceram estas chaves e foram para a sequência da Série A daquele ano.
O Torneio Paralelo foi encerrado depois desta fase, com os os classificados disputando com os times que avançaram da primeira fase do Brasileirão a tentativa de serem campeões.