Bola de Ouro, Putellas abre o jogo sobre “treta” entre jogadoras e técnico da Espanha
Atleta é a capitã da Fúria e uma das principais líderes da seleção campeã da Copa do Mundo Feminina

SYDNEY, AUSTRALIA - AUGUST 20: Alexia Putellas of Spain looks on during the FIFA Women's World Cup Australia & New Zealand 2023 Final match between Spain and England at Stadium Australia on August 20, 2023 in Sydney / Gadigal, Australia. (Photo by Robert Cianflone/Getty Images)
A Espanha alcançou a grande glória do futebol neste domingo (20). Pela manhã, a seleção superou a Inglaterra por 1×0 e faturou o título inédito da Copa do Mundo Feminina.
Naturalmente, o apito final foi o estopim para uma grande festa em campo. Jogadoras e comissão técnica da Fúria expressavam a felicidade com a conquista das mais variadas formas, do choro de emoção ao enorme sorriso no rosto.
Quem vê o clima das campeãs nem imagina os acontecimentos do ano passado. Em setembro, 15 jogadoras da Espanha reproduziram uma carta pedindo melhorias na seleção, e afirmando que só voltariam a ser convocadas caso as condições tivessem progresso. A imprensa local afirmou que o grupo pediu a saída do técnico Jorge Vilda.
Questionada sobre o assunto em entrevista após a final de mais cedo, a atual Bola de Ouro, Alexia Putellas, tratou de negar esse pedido. Capitã da seleção, detalhou as reuniões com as atletas, mas sem qualquer ordem de demissão.
“Eu era capitã antes e estive nas reuniões. Em nenhum momento se disse que o treinador tinha de sair, principalmente porque somos jogadoras e sabemos qual é o nosso papel. A verdade é que se tiveram conversas sobre como estava o sentimento do grupo, do vestiário, como capitãs era nossa função fazê-lo”, relatou.
Na véspera da decisão, Vilda participou de uma coletiva de imprensa e foi perguntado sobre o assunto, prontamente negando uma resposta sobre o tema. Mesmo na cerimônia de premiação, um distanciamento entre jogadoras e técnico era nítido.
Confira a lista de todas as campeãs da Copa do Mundo Feminina