João Pedro foi um dos seis reforços anunciados na janela de transferências pelo Grêmio, junto com Iturbe, Luan, Rodrigo Ely, Besozzi e Caíque. Desse modo, o Tricolor Gaúcho conseguiu levar a melhor numa disputa direta com o Botafogo, que também queria o atacante de 31 anos.
Assim, o jogador, que era reserva de Enner Valencia no Fenerbahçe-TUR, foi anunciado pelo Grêmio por empréstimo de um ano. A contratação foi oficializada na última quarta-feira (02).
João Pedro estava no futebol turco desde o ano passado, logo após uma passagem consagradora por oito temporadas no Cagliari-ITA. Tanto que o jogador chegou a defender a seleção italiana. Anteriormente, atuou por Atlético-MG e Santos no Brasil.
Mas como o Grêmio venceu a concorrência com o Botafogo pelo atleta? O Glorioso também tinha conversas em andamento com o Fenerbahçe por João Pedro. Mas, segundo informações do jornalista Jeremias Wernek, do portal GZH, alguns fatores foram determinantes para que o atacante optasse pelo Imortal.
Suárez e Renato foram decisivos para o acerto de João Pedro com o Grêmio
Primeiramente, a presença de Luis Suárez foi uma forte influência, conforme pessoas envolvidas na negociação. Então, João Pedro se entusiasmou com a oportunidade de formar uma dupla de ataque com o camisa 9 uruguaio. Além disso, Renato Gaúcho conversou com o João Pedro durante a transação.
De acordo com Jeremias Wernek, o Fenerbahçe tinha a intenção de negociar João Pedro no mercado europeu. Entretanto, aceitou emprestá-lo ao Grêmio. Diante disso, a equipe turca tentou obter uma compensação financeira junto ao Tricolor Gaúcho, mas sem sucesso.
João Pedro foi cedido por empréstimo de uma temporada sem custos, com o valor da opção de compra fixado em três milhões de euros (R$ 16 milhões, na cotação atual).