Em primeiro lugar, o técnico do Santos Diego Aguirre teve várias conversas com Marcos Leonardo depois que o jogador teve a proposta da Roma da Itália e queria sair do Peixe.
Com isso, o Santos definiu que não venderia o jogador e Marcos Leonardo, que tinha uma proposta da Roma, da Itália, não ficou nada satisfeito.
Nessa hora, o técnico Diego Aguirre, o coordenador de futebol Alexandre Gallo, tiveram longas conversas com o atleta.
Vale citar que a proposta da Roma era de 18 milhões de euros ou por volta de R$ 96 milhões e o Santos considerou um valor baixo para o jogador.
O atleta entendeu o momento do Santos e o seu papel no equipe
Porém, Marcos Leonardo, queria sair e ficou muito insatisfeito com a postura da diretoria do Santos, com o jogador deixando o CT Rei Pelé e sequer indo treinar.
Ainda, o atacante pediu para não jogar contra o Fortaleza, fora de casa, e tendo a certeza que seria negociado para a Roma.
Aí, Diego Aguirre e Alexandre Gallo, conversaram com Marcos Leonardo e mostraram para o garoto a importância dele para o Santos, sendo essencial na luta para evitar o rebaixamento.
No início, Marcos Leonardo não quis saber, mas o jogo duro do Peixe acabou com que o jogador acabasse cedendo.
Assim, em reunião no CT Rei Pelé, Marcos Leonardo ouviu de torcedores que eles entendiam o lado do jogador, mas que ele não poderia abandonar o Santos neste momento, e prometeram apoio.
Por fim, outros jogadores falaram com o atacante que disse que ficaria até o fim do ano e ajudaria o clube no Brasileirão Série A.