Volta de Coudet pode fazer Internacional repetir mística da Libertadores de 2010: entenda
Eduardo Coudet teve o seu retorno ao Colorado confirmado na manhã desta quarta-feira (19)
O Internacional oficializou o regresso de Eduardo Coudet ao comando técnico da equipe, nesta manhã (19). Assim, o técnico argentino, que estava no Atlético-MG até o mês passado, volta ao Beira-Rio depois de quase de três anos.
Dessa forma, o treinador assinou contrato até o fim de 2023. Coudet chegará à capital gaúcha na noite desta quarta (19) e já deverá dirigir o Colorado no confronto contra o Red Bull Bragantino, fora de casa, no Brasileirão Série A neste domingo (23).
A volta de Coudet pode ser um bom sinal para os torcedores colorados que acreditam em coincidências. Afinal, o técnico argentino, que trabalhou no Internacional em 2020, volta a Porto Alegre para comandar o Colorado nos confrontos com o River Plate pelas oitavas-de-final da Libertadores.
Internacional também trocou de técnico na conquista de 2010
O Internacional não conquista a competição continental desde 2010. Na campanha do bicampeonato, o clube gaúcho também promoveu uma troca na comissão técnica com a Libertadores em andamento. Da fase de grupos até as quartas-de-final, a equipe foi dirigida pelo uruguaio Jorge Fossati.
Logo após o Internacional obter a classificação para as semifinais, houve a pausa para a Copa do Mundo 2010, na África do Sul. Neste meio tempo, a direção colorada optou pela saída de Fossati, contratando Celso Roth. Então, o experiente técnico gaúcho, com passagens anteriores pelo Beira-Rio, conduziu o time ao título continental, passando pelo São Paulo nas semifinais e vencendo o Chivas Guadalajara na decisão.
Da mesma forma, o Internacional também muda o treinador durante uma Libertadores, trazendo um velho conhecido dos torcedores como Coudet, tal qual foi com Celso Roth em 2010.
Mudança no gol e retornos de referências
Para aumentar a confiança dos colorados quanto às místicas da Libertadores, o Internacional também deverá efetuar uma mudança em sua meta, como fez há 13 anos. Durante a trajetória do bi, o argentino Pato Abbondanzieri cedeu o lugar para Renan. Já o uruguaio Sergio Rochet deverá assumir o gol colorado, depois das atuações de Keiller e John na fase de grupos na Libertadores.
Além disso, em 2010, o Colorado promoveu os retornos do próprio Renan, mais Tinga e Rafael Sóbis para os jogos decisivos da competição da Conmebol daquela temporada. Já em 2023, o Internacional trouxe de volta jogadores que já haviam dado grandes contribuições ao clube, como Luiz Adriano e Charles Aránguiz. Por fim, existe uma especulação de um possível retorno de Taison, titular no bi da Libertadores de 2010.