Campeão de praticamente tudo nos últimos anos, Abel Ferreira teve alguns grandes adversários na trajetória das conquistas pelo Palmeiras. Em entrevista coletiva após empate de 0 a 0 contra o Internacional, o português apontou os três treinadores brasileiros que considera os melhores que enfrentou como comandante do Verdão neste período.
Em palavras de reconhecimento aos méritos da classificação do São Paulo contra o Palmeiras, ele disse: “Pra mim, ele [Dorival] é um dos três melhores treinadores brasileiros. Dorival, Renato Gaúcho e o treinador interino da seleção brasileira e do Fluminense [Fernando Diniz]”, declarou ele.
Neste cenário, confira qual é o retrospecto do Palmeiras de Abel contra seus maiores desafiantes brasileiros:
Abel x Dorival
O atual treinador do São Paulo é um grande obstáculo para o português no futebol brasileiro. Eles já se enfrentaram cinco vezes, com três vitórias de Dorival, um empate e apenas um resultado positivo para Abel.
Duas vitórias de Dorival foram nos confrontos das quartas de final da Copa do Brasil deste ano, por 1 a 0 e 2 a 1. O outro placar positivo foi quando ele ainda era treinador do Ceará, em um 3 a 2 no Allianz Parque, pelo Brasileirão Série A.
A única vitória de Abel aconteceu no Campeonato Brasileiro deste ano, por 2 a 0 no Morumbi. O empate foi nos tempos de Dorival no Flamengo, em jogo que acabou 1 a 1 em São Paulo, também pelo Brasileirão.
Abel x Renato Gaúcho
Já o treinador do Grêmio é freguês de Abel. O português soma três vitórias, incluindo a final da Libertadores contra o Flamengo em 2021 e a decisão de Palmeiras x Grêmio na Copa do Brasil 2020, além dos 4 a 1 no Brasileirão deste ano.
O confronto entre os dois ainda tem um empate e uma vitória de Renato por 3 a 1 nos tempos de Flamengo, no Allianz, pelo Campeonato Brasileiro.
Abel x Diniz
Dois treinadores que foram especulados para comandar a seleção brasileira, Abel e Diniz se enfrentaram poucas vezes nos últimos anos. O brasileiro trocou de comando algumas vezes e teve passagem pelo Vasco da Gama na Série B, fatos que explicam os poucos enfrentamentos.
O português tem vantagem: uma vitória, em um clássico entre Palmeiras x Santos no Brasileirão em 2021, e dois empates por 1 a 1, quando Diniz já estava no comando do Fluminense, ambos na edição do Campeonato Brasileiro do ano passado.