São Paulo x Santos tem histórico recente equilibrado; veja quem se dá melhor no retrospecto geral
Sinônimo de grandes duelos, o San-São já foi disputado 320 vezes; confira aqui no Torcedores quem mais venceu o clássico
Sinônimo de grandes duelos, o San-São já foi disputado 320 vezes; confira aqui no Torcedores quem mais venceu o clássico
Na tarde deste domingo (16), o São Paulo recebe o Santos no estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi.
O clássico, que começa a partir das 16h00, compõe a 15ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
E você, torcedor são-paulino ou santista, sabe quem é o maior vencedor da história do San-São? Confira a seguir.
San-São tem retrospecto recente equilibrado
O retrospecto recente do clássico entre São Paulo e Santos é acirrado.
Nos últimos dez encontros entre os dois rivais, o Tricolor tem cinco triunfos, mais três vitórias do Peixe e dois empates.
Neste período, o time da capital paulista assinalou 17 gols na equipe praiana, que balançou dez vezes as redes do adversário.
Confira abaixo os últimos dez jogos:
São Paulo 2 × 1 Santos, pelo Paulistão de 2020, no Morumbi
Santos 2 x 2 São Paulo, pelo Brasileirão de 2020, na Vila Belmiro
São Paulo 0 x 1 Santos, pelo Brasileirão de 2020, no Morumbi
São Paulo 4 × 0 Santos, pelo Paulistão de 2021, no Morumbi
Santos 2 x 0 São Paulo, pelo Brasileirão de 2021, na Vila Belmiro
São Paulo 1 × 1 Santos, pelo Brasileirão de 2021, no Morumbi
Santos 0 x 3 São Paulo, pelo Paulistão de 2022, na Vila Belmiro
São Paulo 2 × 1 Santos, pelo Brasileirão de 2022, no Morumbi
Santos 1 x 0 São Paulo, pelo Brasileirão de 2022, na Vila Belmiro
São Paulo 3 × 1 Santos, pelo Paulistão de 2023, no Morumbi
No último duelo realizado no Morumbi, mesmo palco da partida deste domingo (16), os donos da casa saíram vencedores pelo placar de 3 x 1, pela oitava rodada da primeira fase do Campeonato Paulista.
No último Brasileirão, uma vitória para cada lado
Pela Série A do Campeonato Brasileiro do ano passado, o San-São registrou um placar agregado de 2 x 2.
No primeiro turno, em jogo da quarta rodada no Morumbi, o Tricolor venceu por 2 x 1 com gols de Jonathan Calleri e Luciano, enquanto Marcos Leonardo descontou para os alvinegros.
Depois, no duelo do returno válido pela 23ª rodada, o Peixe saiu vitorioso por 1 x 0 na Vila Belmiro. O gol foi marcado pelo atacante Lucas Braga.
Quem mais venceu o San-São?
Em 93 anos de história, o confronto já foi disputado em 320 oportunidades e o retrospecto é bastante favorável ao São Paulo, que possui 31 vitórias a mais.
O Tricolor venceu 138 vezes contra 107 triunfos do time da Vila Belmiro, mais 75 embates que terminaram com igualdade no marcador.
Pelo Campeonato Brasileiro, apesar de muito apertada, a vantagem segue sendo da equipe do Morumbi com 30 vitórias e 28 derrotas, além de 17 empates em 75 partidas.
No Campeonato Paulista, o São Paulo volta a apresentar grande supremacia sobre o rival. São 78 triunfos diante de 48 vitórias santistas, e 45 empates num total de 171 confrontos.
Na Copa do Brasil, São Paulo e Santos se enfrentaram pela fase semifinal da competição em 2015 e o Peixe venceu as duas partidas, eliminando o Tricolor na contagem final por 6 x 2.
No jogo de ida, no Morumbi, o Santos saiu vencedor por 3 x 1 e repetiu o mesmo marcador no duelo de volta, na Vila Belmiro.
Já pela principal competição de clubes do continente, a Copa Libertadores da América, as duas equipes jamais estiveram frente a frente.
No quesito de saldo de gols, o Tricolor mais uma vez está na frente ao contabilizar 530 tentos diante de 455 sofridos, acumulando 75 bolas na rede a mais.
As maiores goleadas
O marcador mais elástico a favor do Tricolor é de 9 x 1, em partida do Campeonato Paulista de 1944.
Por sua vez, o confronto que registrou a maior goleada do Alvinegro Praiano foi pelo Torneio Rio-São Paulo de 1963, no Pacaembu, com placar de 6 x 2.
No histórico recente do San-São, o São Paulo goleou o Santos por 4 x 0 em clássico válido pela terceira rodada da fase de grupos do Paulistão de 2021.
Os gols foram marcados por Gabriel Sara, Pablo, Tchê Tchê e Luan Peres (contra).
O primeiro e o último confronto
O primeiro jogo entre São Paulo e Santos tem 93 anos e aconteceu em maio de 1930, pelo Campeonato Paulista.
A partida foi realizada na Vila Belmiro e terminou empatada em 2 x 2. Feitiço e Camarão marcaram os gols santistas e Arthur Friedenreich e Luizinho balançaram as redes a favor dos são-paulinos.
O último San-São aconteceu no estádio do Morumbi em 12 de fevereiro deste ano, válido pela oitava rodada do Paulistão, e o Tricolor venceu por 3 x 1.
Calleri, Luan e Giuliano Galoppo anotaram para os donos da casa. O gol santista foi assinalado por Rwan Seco.
O maior público
A partida que registrou o maior público no retrospecto geral do clássico aconteceu pelo duelo de ida das finais do Campeonato Paulista de 1980.
O primeiro jogo da decisão foi visto no Morumbi por 122.535 torcedores que acompanharam a vitória do São Paulo sobre o Santos por 1 x 0.
O gol foi marcado pelo centroavante Serginho Chulapa aos 40 minutos do segundo tempo.
No duelo de volta, também disputado no estádio são-paulino, o Tricolor voltou a vencer o Peixe pelo mesmo marcador, novamente com Chulapa balançando as redes, dessa vez aos 40 da etapa inicial, e sagrou-se campeão paulista daquele ano.
Quem é o maior artilheiro do San-São?
Apesar de torcedor do Santos, Sergio Bernardino, bem mais conhecido por Serginho Chulapa, atuou pelos dois clubes e se tornou ídolo das duas torcidas.
Com 21 gols marcados, é o maior goleador da história do San-São.
Chulapa é também o maior artilheiro da história do São Paulo com 242 gols e o apelido foi dado a ele pelo narrador Silvio Luiz, em razão do tamanho de seu pé: número 44.