Ex-jogador recebeu diversas homenagens do time blaugrano e de outros clubes do Velho Continente como Real Madrid e Inter de Milão
Figura marcante no futebol espanhol, o ex-meia Luis Suarez, de 88 anos, morreu neste domingo (09). Ídolo do Barcelona e da Inter de Milão, o jogador marcou época também na seleção da Espanha, acumulando uma seleta galeria de conquistas.
Entre as façanhas conquistadas por Luis Suárez está a Bola de Ouro de 1960, sendo o primeiro e único jogador nascido na Espanha a faturar a honraria. Na oportunidade, ele superou Púskas na disputa. Como atleta do Barcelona, o meia-atacante acumulou sete temporadas. No time nerazzurri foram nove temporadas. Já na Fúria, ele participou de uma Eurocopa.
Pelo Barça, Suárez computou 253 jogos, com 141 gols anotados. Entre os títulos conquistados na equipe catalã estão duas edições de La Liga, duas taças da Espanha e duas Taça das Cidades.
“Sentiremos muito sua falta. Descanse em paz, Luis Suárez Miramontes”, disse a equipe catalã em post nas redes sociais. A Inter de Milão também se manifestou sobre a dura perda. “Um talento único e um grande Inter.
O camisa 10 do Grande Inter que levou nossas cores ao topo da Itália, da Europa e do Mundo. Se você não sabe o que fazer, dê a bola para Suarez. Ciao, Luisito”, disse o clube italiano.
Após pendurar as chuteiras como jogador, Luis Suárez se dedicou à carreira de técnico, retornando ao time de Milão, e também à seleção espanhola. Neste novo desafio, ele acabou não conquistando títulos de expressão.
LUIS SUÁREZ E A PARCERIA COM BRASILEIRO
Conhecido como “Arquiteto do Futebol”, o ex-jogador integrou um time lendário do Barcelona entre 1954 e 1961, tendo inclusive feito companhia ao brasileiro Evaristo de Macedo, que também teve trajetória marcante no clube espanhol. Naquela época, o time blaugrano rivalizava com o Real Madrid de Alfredo Di Stéfano.
Apesar de não conseguir vencer a Champions League no período, o Barça ostentou uma hegemonia nacional, com as conquistas do certame nacional e duas competições copeiras.