Líder isolado no Brasileirão, Botafogo fica perto de assegurar vaga na Libertadores
Grande início de Campeonato Brasileiro rende ao Glorioso 99,57% de chances de vaga na competição continental
No último sábado (15), o Botafogo venceu o Red Bull Bragantino pelo Campeonato Brasileiro e voltou a abrir pontos na liderança. No momento o Alvinegro se encontra com 39 pontos, 12 a mais que o rival Flamengo, que tropeçou diante do Fluminense e ficou no empate por 0 a 0.
Além de ficar cada vez mais líder da competição nacional, o Glorioso aumentou drasticamente as chances de assegurar uma vaga na Libertadores da América de 2024. Segundo o Bola de Vristal, do jornal O Globo, que conta com análises de matemáticos da UFMG, as porcentagens são de 99,57% do Botafogo confirmar vaga na próxima edição da competição continental.
Assim, está cada vez mais improvável que o clube da Estrela Solitária não retorne à Libertadores. A última participação do Glorioso na competição sul-americana ocorreu em 2017, quando a equipe chegou nas quartas de final, mas foi eliminado pelo Grêmio, que sagrou-se campeão da edição.
Vaga quase garantida da Libertadores vem por Botafogo fazer o melhor início da história do Brasileirão dos pontos corridos
O Glorioso não vence o Campeonato Brasileiro desde 1995, chegando a quase 28 anos de ‘seca’. Porém, nesta temporada de 2023, o Fogão tem alcançado um um aproveitamento notável, vencendo 13 jogos e perdendo apenas dois em 15 compromissos disputados. Desta forma, o Botafogo superou o Corinthians de 2017 e agora é dono da melhor campanha da história dos pontos corridos até este momento da competição.
O Alvinegro volta aos gramados na próxima quarta-feira (19), quando enfrenta o Patronato-ARG, pelo jogo de volta do playoffs da Sul-Americana. Após vencer a partida de ida por 2 a 0, na Argentina, há possibilidades do novo técnico Bruno Lage poupar e mandar a campo os reservas. Já no Brasileirão, o Botafogo volta a atuar no domingo (23), diante do Santos, na Vila Belmiro.