Globo impacta ao incluir forte discurso de Marta em chamada da Copa do Mundo Feminina; assista
Emissora recordou história do futebol feminino em prévia da competição
Antes do pontapé inicial da Copa do Mundo Feminina, a Globo divulgou a mais nova chamada do torneio. Com foco na trajetória da seleção brasileira, algo que contou com inúmeras barreiras de preconceito, vetos e frustrações em campo, a emissora deu ênfase ao forte discurso de Marta após a eliminação em 2019, já que o desabafo serviu como alerta para o crescimento da modalidade em solo nacional.
“A gente tem que chorar no começo para sorrir no fim. Quando eu digo isso é querer mais, treinar mais, se cuidar mais. É estar pronta para jogar 90 e mais 30 minutos, quantos minutos for. É isso que eu peço para as meninas, não vai ter uma Formiga para sempre, não vai ter uma Marta para sempre, não vai ter uma Cristiane, e o futebol feminino depende de vocês para sobreviver. Então pensem nisso, valorizem mais, chorem no começo para sorrir no fim”, afirmou.
Extremamente impactante a chamada da Rede Globo com a Seleção Feminina para Copa do Mundo de 2023! 🇧🇷
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) July 17, 2023
📽️: TV Globopic.twitter.com/zKlE0TtxMp
Em sua provável última Copa, Marta, que possui seis Mundiais no currículo, falou sobre o forte recado. Ainda que o cenário não seja o ideal, a camisa 10 acredita que o futebol feminino vem crescendo no Brasil, algo que pode ser coroado com um título histórico na Nova Zelândia e Austrália.
“Aquilo foi de momento, normalmente não penso muito no que vou falar, sinto o momento e as coisas vão fluindo, as palavras vão saindo. No calor da situação, a gente tinha acabado de sair da Copa do Mundo num grande jogo contra a França e eu comecei a analisar tudo porque graças a Deus hoje a gente tem uma estrutura melhor e essa estrutura tem que ser valorizada por todo mundo, pelas atletas, pela comissão, pelos clubes, pelas pessoas que vão assistir aos jogos, aquele meu desabafo é justamente pra isso, pra que a gente possa valorizar cada conquista, cada evolução, porque infelizmente não tínhamos anos atrás toda essa estrutura que a gente vê aos poucos sendo melhorada para o futebol feminino, então, é necessário valorizar”, disse em entrevista à Globo.
Seguindo com a preparação antes da estreia, Marta e companhia entram em campo na segunda-feira (24), às 08h, diante do Panamá. Como o grupo contém a França, algoz da última Copa do Mundo, será essencial conquistar os três pontos para evitar qualquer tipo de sufoco na sequência da primeira fase.