O Fluminense emprestou mais um talento de Xerém: o atacante Abner, de 20 anos. Ele foi cedido ao CSA, de Alagoas, até o fim da Série C do Campeonato Brasileiro. A contratação atendeu ao pedido do técnico Marcelo Cabo, que solicitou a chegada de um atacante para atuar pelos lados do campo.
O Torcedores.com apurou que Abner tem contrato com o Fluminense até dezembro de 2024, e sua multa rescisória é de 20 milhões de euros (R$ 107,4 milhões, na cotação atual). O acordo com o clube alagoano não prevê a compra dos direitos econômicos do atleta.
No início desta temporada, o atacante foi emprestado ao Volta Redonda, mas não teve oportunidades com o técnico Rogério Corrêa. Ele sequer atuou pelo time da Cidade do Aço no Campeonato Carioca.
Diante disso, Abner solicitou seu retorno ao Tricolor da Laranjeiras e foi integrado à equipe sub-20 enquanto seu futuro era decidido. Como também não seria aproveitado por Fernando Diniz no time principal, a diretoria tricolor decidiu emprestá-lo para que ele ganhe mais experiência.
Ainda segundo apurou a reportagem, Abner recebeu sondagens de outras equipes, como América-RN e Paysandu, que também disputam a Série C do Brasileirão. No entanto, ele optou pela transferência para o CSA após demonstrar interesse em ser treinado por Marcelo Cabo.
No começo do ano, por exemplo, o treinador do Azulão do Mutange tentou levá-lo para o Clube do Remo. O Fluminense, porém, decidiu emprestá-lo ao Volta Redonda. É importante ressaltar que, no ano passado, o atacante disputou 29 jogos e marcou dois gols na categoria sub-20.
A carreira de Abner
Aos 10 anos, Abner Vinícius do Nascimento Custódeo inciou sua trajetória no futebol no Grêmio em 2012. Três anos depois, transferiu-se para o Fluminense. Na base tricolor, atuou ao lado de Marcelo Pitaluga, Felipe Andrade, Lucas Calegari, Metinho, Bruno Praxedes, entre outros.
Destaque da base do sub-12 ao sub-23, ele disputou 98 partidas e marcou 13 gols somando sua participação em todas as categorias. Além disso, conquistou o Campeonato Brasileiro sub-17 (2020), o Campeonato Carioca sub-17 (2019) e o Campeonato Carioca sub-20 (2021 e 2022).