Pela segunda vez na história, Marta usará um calçado esportivo na Copa do Mundo sem patrocinadores. O protesto é devido à diferença de valores propostos pelas empresas entre o futebol feminino e o masculino. Assim, as chuteiras ‘pedem’ também igualdade de gênero.
Por que Marta não usa patrocinador nas chuteiras?
Marta é uma das maiores jogadoras da história, maior artilheira das Copas do Mundo entre o masculino e o feminino, e assim iniciou hoje (24.07) a sua empreitada na sexta edição da sua carreira. Histórica, a camisa 10 do Brasil não usará chuteiras com patrocinadores pela segunda ocasião.
Na Copa do Mundo Feminina de 2019, Marta teve uma chuteira que pedia igualdade de gênero. Nesta edição, na Austrália e Nova Zelândia, a seis vezes melhor do mundo novamente usará sapatos personalizados, pois recusou todas as propostas das marcas esportivas devido aos valores não serem considerados justos.
Marta usa o seu palco no mundo do futebol como forma de protestar contra desigualdade entre homens e mulheres no mundo do esporte. Assim, nos calçados o único desenho é um símbolo de igualdade e a frase: ‘Go Equal’.
Os calçados personalizados mostram cores laranja, roxa e rosa com fundo branco ou preto. Os modelos, apesar de não ser de uma marca famosa, contém travas e colarinho, assim como parte elástica no tornozelo.
Copa do Mundo Feminina
Na estreia no Mundial Feminino, a seleção brasileira venceu a primeira partida desta segunda-feira (24.07), por 4 a 0 contra Panamá, com atuação de gala de Ary Borges, que conquistou seu primeiro hat-trick no time nacional, já na estreia da Copa do Mundo.
Por fim, o próximo jogo do Brasil será no sábado (29.07), às 07h (Horário de Brasília), com a França. A última rodada da fase de grupos será contra Jamaica, na quarta-feira (02.08), às 7h (horário de Brasília).