Home Mercado da Bola Declan Rice, Jack Grealish e mais: veja lista das transferências mais caras da Premier League

Declan Rice, Jack Grealish e mais: veja lista das transferências mais caras da Premier League

O Arsenal anunciou neste sábado (15) a contratação do volante inglês ex-West Ham.

Vinicius Nunes
Vinicius Nunes é bacharel em Ciências Sociais pela Fundação Getulio Vargas, e estudante de jornalismo na ESPM. Trabalha como redator no Torcedores desde 2023, com cobertura focada no futebol europeu e brasileiro. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência em veículos diversos, sendo redator de jornais regionais no Rio de Janeiro, além de experiência radiofônica, trabalhando como repórter e comentarista em transmissões esportivas. Apaixonado por futebol e estudos que juntem questões sociais com as quatro linhas.

O Arsenal confirmou neste sábado (15) a contratação de Declan Rice. Após longas negociações com o West Ham, as equipes firmaram acordo de £105 milhões (R$ 660 milhões na cotação atual) pela transferência do atleta de 24 anos.

PUBLICIDADE

O ex-capitão dos Hammers torna-se o jogador britânico mais caro da história. Formado nas categorias de base do clube, ele comandou a equipe na conquista da UEFA Conference League na última temporada, e foi titular da seleção da Inglaterra no mundial do Catar. Ao todo, o volante soma 245 partidas disputadas pelo West Ham e outras 43 com a seleção.

A chegada de Declan Rice traz expectativas para o Arsenal. Mikel Arteta, treinador da equipe, é um dos grandes admiradores do jogador. Segundo Fabrizio Romano, da Sky Sport Itália, o papel do técnico espanhol junto com o diretor brasileiro, Edu Gaspar, foi determinante para concretizar o acerto.

PUBLICIDADE

Antes da contratação de Rice, Jack Grealish ocupava a posição de atleta inglês mais caro da história. Em agosto de 2021, o Manchester City desembolsou £100 milhões para contar com os serviços do atacante.

Ao longo dos anos, o mercado do futebol têm testemunhado o poderio financeiro dos clubes ingleses. Para além da valorização da marca do campeonato, a Premier League, a transferência de atletas britânicos ganha destaque, em muitos casos, devido à alta quantia paga pelos jogadores. Neste sentido, torna-se pertinente ressaltar que a contratação destes atletas é influenciada por peculiaridades da legislação local, determinadas pela Federação de Futebol da Inglaterra (FA). Tais iniciativas impulsionam o valor das negociações.

Diante do processo de comercialização do futebol inglês, e a consequente globalização da liga, a FA determinou que todas as equipes da primeira divisão devam possuir ao menos oito jogadores “home grown” – isto é, pratas da casa – e criou a cota como forma de garantir com que os clubes sigam investindo no desenvolvimento de atletas britânicos, e não prejudiquem o futuro da seleção.

PUBLICIDADE

Assim, quando um clube negocia a saída de um atleta formado por uma equipe local, isso implica na necessidade de reposição do mesmo, para atender as exigências da FA. Dessa forma, ocorre uma valorização destes profissionais.

A seguir, veja a lista dos jogadores britânicos mais caros da história do futebol:

  1. Declan Rice (£105 milhões)
  2. Jack Grealish (£100 milhões)
  3. Jude Bellingham (£88,5 milhões)
  4. Gareth Bale (£85 milhões)
  5. Harry Maguire (£80 milhões)
  6. Jadon Sancho (£75 milhões)
  7. Ben White (£50 milhões)
  8. Raheem Sterling (£49 milhões)
  9. Aaron Wan-Bissaka (£49 milhões)
  10. John Stones (£47,5 milhões)
Better Collective