De titular absoluto à afastado: como visão sobre Soteldo mudou dentro do Santos
Atacante do Peixe vive seu pior momento na Vila Belmiro após polêmicas recentes no clube
Depois de uma passagem de destaque pelo Santos, o atacante Yeferson Soteldo retornou ao clube em agosto de 2022.
Mas ao contrário do esperado, o retorno do Venezuelano teve um rumo totalmente diferente. Isso porque além da falta do desempenho dentro de campo, o jogador está afastado do elenco profissional. Além disso, os dirigentes buscam inclusive uma venda do atleta nessa janela de transferências para pelo menos amenizar o prejuízo financeiro.
Entenda o que mudou na situação de Soteldo desde sua saída para o Toronto até seu retorno ao Santos
Retorno ao Peixe
Depois de mais de dois anos no Santos, o clube aceitou vender Soteldo para o Toronto FC, que disputa a MLS, em abril de 2021.
Mas o venezuelano ficou menos de uma temporada no futebol norte-americano, acertando sua ida para o Tigres do México em janeiro de 2022.
Com apenas 1 gol marcado e duas assistências em 19 jogos ele retornou ao Santos por empréstimo em agosto de 2022, com o clube paulista superando a concorrência de diversos clubes.
Desempenho abaixo no clube
Com 19 gols marcados e 17 assistências em sua primeira passagem, o torcedor do Peixe comemorou muito o retorno de Soteldo ao clube. Mas ele não conseguiu repetir o desempenho, tanto que hoje ele tem 17 jogos disputados, sem nenhum gol marcado e cinco assistências desde que voltou ao Santos.
Alto investimento do Santos
Mesmo sem ter o mesmo desempenho dentro de campo, os dirigentes acreditavam que Soteldo seria um nome fundamental para a temporada do clube. Por conta disso foi feito um acordo com o Tigres para pagar quase R$ 20 milhões em sua compra em definitivo, uma vez que outros clubes do Brasil tinham interesse do atleta.
Problemas fora de campo
A principal questão, que remete inclusive a passagem de Soteldo no México, diz respeito a sua postura extracampo. As informações que foram apuradas foram que sua passagem pelo futebol mexicano foi marcada por casos de indisciplina.
Esse fato se repetiu no Santos, com o caso mais complicado sendo uma recusa do jogador em treinar após a eliminação do Peixe na Copa Sul-Americana.
Essa situação fez com que Paulo Turra, com respaldo da diretoria, afastasse o jogador do elenco.
Situação de Soteldo no Santos
O atual treinador do Peixe não tem intenção de contar com o jogador. Por outro lado, o próprio atleta já mostrou sua insatisfação com Turra, afirmando inclusive que deverá se posicionar em breve para dar sua versão dos fatos.
O Peixe chegou até a tentar cancelar a compra do jogador juntos ao Tigres, algo que não foi possível. Dessa forma o clube teve que efetivar sua compra e agora busca por um nova equipe para o venezuelano.
Mas como ele já completou sete jogos pelo time no Brasileirão ele não pode defender nenhuma outra equipe da elite do Campeonato Brasileiro neste ano.
A expectativa do Santos é conseguir negociar o jogador com algum clube do exterior e conseguir ao menos diminuir o prejuízo pelo alto investimento efetuado.