No primeiro Choque-Rei das quartas de final da Copa do Brasil, o São Paulo foi superior e venceu o Palmeiras por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (05), no Morumbi. Rafinha, aos 37 do segundo tempo, fez golaço aos 37 do segundo tempo.
O jogo de volta está marcado para a próxima quinta-feira (13), às 20h, no Allianz Parque. O Tricolor Paulista jogará com a vantagem do empate para avançar à semifinal. Já ao Verdão restará uma vitória por dois ou mais gols de diferença para sobreviver na competição. Triunfo pelo placar mínimo forçará a decisão por pênaltis.
Primeiro tempo equilibrado no Morumbi
Escalado sem Rony, lesionado, e com esquema com três zagueiros, o Palmeiras iniciou o jogo tomando a iniciativa do ataque, tendo Dudu como a peça mais participativa. O camisa 7 quase abriu o placar aos 16 minutos de bola rolando após receber cruzamento de Mayke e cabecear para fora.
O São Paulo mostrava dificuldades na criação de jogadas e em furar a forte marcação adversária. A equipe melhorou a partir da segunda metade do primeiro e teve aos 32 a primeira grande chance do Choque-Rei. Aboleda deu longo lançamento para Calleri. O atacante, surpresa na escalação de Dorival Júnior ganhou de Gómez, deu chapéu em Weverton e bateu para fora.
Os minutos finais antes do intervalo foram movimentados com os dois times levando perigo na frente. Richard Ríos mandou chute para fora e na sequência Wellington Rato fintou a marcação e disparou de fora da área para defesaça de Weverton.
São Paulo domina o segundo tempo e consegue a vitória
O São Paulo voltou para a etapa final com maior presença ofensiva. Com quatro minutos, Caio Paulista disparou pela esquerda, fintou a marcação, mas chutou longe do gol. Aos 13, foi a vez de Rodriguinho pegar sobra e mandar para fora. Cinco minutos depois, Wellington Rato também perdeu boa chance ao finalizar perto da trave.
Ao contrário de jogos anteriores como visitante, o Palmeiras adotou postura bem retraída. A primeira finalização no segundo tempo foi aos 24 minutos em chute de Richard Ríos muito bem defendido por Rafael.
O Tricolor Paulista seguiu superior e só não largou em vantagem aos 34 porque Luan salvou chute de Rato praticamente em cima da linha.
Merecidamente, o São Paulo conseguiu fazer 1 a 0 aos 37. David chutou cruzado, Weverton deu rebote. Rato ficou com a bola e acionou Rafinha, que de fora da área, acertou lindo chute no ângulo direito de Weverton. A bola ainda desviou no zagueiro Luan. Golaço!
O Palmeiras ensaiou pressão nos acréscimos em busca do empate, mas não conseguiu criar chances claras e evitar a derrota.